Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2974
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Aragão, Manoel Soares de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6884779093016613pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Eloane Aparecida Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7224881465469635pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Valéria Alves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6443534524224688pt_BR
dc.contributor.referee3Aragão, Manoel Soares de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6884779093016613pt_BR
dc.creatorMendes, Léia da Costa-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6132508716991235pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-14T18:12:08Z-
dc.date.available2022-11-15-
dc.date.available2022-11-14T18:12:08Z-
dc.date.issued2022-10-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2974-
dc.description.abstractThrough digital technologies it is possible to carry out different and diverse activities, however, unfortunately not everyone has access to these technologies. At EJA, digital inclusion enables the exchange of experiences, culture, aggregation of knowledge and intellectual development. With modernization, the use of these technologies has become increasingly intense, especially for the execution of activities that are carried out in everyday life. Due to these issues, digital inclusion is necessary for those who still do not “know” how to deal with these digital resources. Based on the above, the objective of the present work was to carry out a bibliographic survey of a qualitative approach with a focus on digital literacy for EJA students, aiming at the teaching-learning of these students, through teaching strategies with digital experiences and the effects of digital literacy for the same. When not used with caution, digital resources can result in an increase in teacher working time, as well as greater personal exposure. Thus, it is important to use these resources with caution in order to assist in the teaching-learning process, generating an opportunity for inclusion.pt_BR
dc.description.resumoAtravés das tecnologias digitais é possível a realização de diferentes e diversas atividades, porém, infelizmente nem todos tem acesso à essas tecnologias. Na EJA, a inclusão digital possibilita a troca de experiências, cultura, agregação de conhecimento e desenvolvimento intelectual. Com a modernização, a utilização dessas tecnologias tem se tornado cada vez mais intensas principalmente para execução das atividades que são realizadas no cotidiano. Em função, a essas questões, a inclusão digital é necessária para quem ainda não “sabe” lidar com esses recursos digitais. Mediante ao exposto, o objetivo do presente trabalho, foi realizar um levantamento bibliográfico de abordagem qualitativa com enfoque em letramento digital para alunos da EJA, visando o ensino-aprendizagem dos mesmos, através de estratégias de ensino com experiências digitais e os efeitos de letramento digital para esses alunos. Quando não utilizados com cautela, os recursos digitais podem resultar em um aumento do tempo de trabalho do professor, bem como maior exposição pessoal do profissional. Dessa forma, é importante a utilização desses recursos com cautela a fim de auxiliar no processo de ensino aprendizagem, gerando oportunidade de inclusão.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Léia da Costa Mendes (2018210221350377@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-12T02:24:27Z No. of bitstreams: 3 Art_LeiaCMendes_ManoelSAragao_VS.pdf: 171237 bytes, checksum: d2bc703461bec3d1ab36aa6c5f093ddc (MD5) Ata+Leia+Pronta.pdf: 362335 bytes, checksum: 221713368bb306b61d388e2ee94ffb3d (MD5) Termo de Ciência Leia.pdf: 500461 bytes, checksum: 9d8271a830ffd5f06f50b2b99348a6d0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-14T18:04:48Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Art_LeiaCMendes_ManoelSAragao_VS.pdf: 171237 bytes, checksum: d2bc703461bec3d1ab36aa6c5f093ddc (MD5) Ata+Leia+Pronta.pdf: 362335 bytes, checksum: 221713368bb306b61d388e2ee94ffb3d (MD5) Termo de Ciência Leia.pdf: 500461 bytes, checksum: 9d8271a830ffd5f06f50b2b99348a6d0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-14T18:09:12Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Art_LeiaCMendes_ManoelSAragao_VS.pdf: 171237 bytes, checksum: d2bc703461bec3d1ab36aa6c5f093ddc (MD5) Ata+Leia+Pronta.pdf: 362335 bytes, checksum: 221713368bb306b61d388e2ee94ffb3d (MD5) Termo de Ciência Leia.pdf: 500461 bytes, checksum: 9d8271a830ffd5f06f50b2b99348a6d0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-14T18:12:08Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Art_LeiaCMendes_ManoelSAragao_VS.pdf: 171237 bytes, checksum: d2bc703461bec3d1ab36aa6c5f093ddc (MD5) Ata+Leia+Pronta.pdf: 362335 bytes, checksum: 221713368bb306b61d388e2ee94ffb3d (MD5) Termo de Ciência Leia.pdf: 500461 bytes, checksum: 9d8271a830ffd5f06f50b2b99348a6d0 (MD5) Previous issue date: 2022-10-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cristalinapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLetramento Digitalpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleLETRAMENTO DIGITAL COMO UM DIREITO HUMANO, TENDO COMO RECORTE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Léia da Costa Mendes.pdf167,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Léia da Costa Mendes.pdf353,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Léia da Costa Mendes.pdf488,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.