Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2973
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: OS DESAFIOS DO EJA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Silva, Wellington Watanabi (Leandra Watanabi)
Primeiro Orientador: Andrade, Wesley de Lima
Primeiro Membro da Banca: Tavares, Jussana Maria
Segundo Membro da Banca: Silva, Cleber Cézar da
Resumo: Apresento este trabalho com o objetivo de refletirmos sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como referência para a reflexão a questão do abandono entendido neste trabalho como causa e consequência do fracasso escolar. Ao longo do Curso de pedagogia constatou-se que dentre os vários problemas de educação, o abandono escolar na EJA merece uma atenção particular. A análise foi feita a partir da pesquisa documental cedida pela coordenadora da modalidade na Escola Pública de Pires do Rio – GO. O instrumento utilizado para a coleta de dados da pesquisa foi o documental. Enquanto que no referencial teórico foram trazidos autores que dialogam com as Políticas Publicas de educação, causas e consequências do abandono escolar tendo como pano de fundo um enfoque sobre a EJA na contemporaneidade. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram que as possíveis causas para o abandono escolar são, em sua maioria devido à dificuldade de conciliar o trabalho e os estudos, a falta de integração entre o ensino médio e o profissionalizante, a má formação dos professores para atender esta especificidade, a falta de recursos didáticos adotados, a inadequação do currículo as especificidades da EJA e a ausência de políticas públicas adequadas para garantir não apenas o acesso, mas também a permanência destes alunos na escola.
Abstract: I present this work with the objective of reflecting on Youth and Adult Education (EJA), having as a reference for reflection the issue of abandonment, understood in this work as a cause and consequence of school failure. Throughout the Pedagogy Course, it was found that among the various education problems, school dropout in EJA deserves particular attention. The analysis was based on documentary research provided by the modality coordinator at the public school in Pires do Rio - GO. The instrument used to collect the research data was the document. While in the theoretical framework, authors who dialogue with Public Education Policies, causes and consequences of school dropout were brought in, having as a background a focus on EJA in contemporary times. The results obtained in the research demonstrate that the possible causes for school dropout are mostly due to the difficulty of reconciling work and studies, the lack of integration between high school and vocational education, the poor training of teachers to meet this specificity, the lack of didactic resources adopted, the inadequacy of the curriculum to the specificities of EJA and the absence of adequate public policies to guarantee not only access, but also the permanence of these students in school.
Palavras-chave: Abandono Escolar
Fracasso Escolar
Educação de Jovens e Adultos
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2973
Data do documento: 26-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcae_Leandra Watanabi.pdfTCAE148,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Leandra Watanabi.pdfATA DE DEFESA193,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Leandra Watanabi.pdfARTIGO CORRIGIDO420,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.