Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2973
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | OS DESAFIOS DO EJA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
metadata.dc.creator: | Silva, Wellington Watanabi (Leandra Watanabi) |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Andrade, Wesley de Lima |
metadata.dc.contributor.referee1: | Tavares, Jussana Maria |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Cleber Cézar da |
metadata.dc.description.resumo: | Apresento este trabalho com o objetivo de refletirmos sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como referência para a reflexão a questão do abandono entendido neste trabalho como causa e consequência do fracasso escolar. Ao longo do Curso de pedagogia constatou-se que dentre os vários problemas de educação, o abandono escolar na EJA merece uma atenção particular. A análise foi feita a partir da pesquisa documental cedida pela coordenadora da modalidade na Escola Pública de Pires do Rio – GO. O instrumento utilizado para a coleta de dados da pesquisa foi o documental. Enquanto que no referencial teórico foram trazidos autores que dialogam com as Políticas Publicas de educação, causas e consequências do abandono escolar tendo como pano de fundo um enfoque sobre a EJA na contemporaneidade. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram que as possíveis causas para o abandono escolar são, em sua maioria devido à dificuldade de conciliar o trabalho e os estudos, a falta de integração entre o ensino médio e o profissionalizante, a má formação dos professores para atender esta especificidade, a falta de recursos didáticos adotados, a inadequação do currículo as especificidades da EJA e a ausência de políticas públicas adequadas para garantir não apenas o acesso, mas também a permanência destes alunos na escola. |
Abstract: | I present this work with the objective of reflecting on Youth and Adult Education (EJA), having as a reference for reflection the issue of abandonment, understood in this work as a cause and consequence of school failure. Throughout the Pedagogy Course, it was found that among the various education problems, school dropout in EJA deserves particular attention. The analysis was based on documentary research provided by the modality coordinator at the public school in Pires do Rio - GO. The instrument used to collect the research data was the document. While in the theoretical framework, authors who dialogue with Public Education Policies, causes and consequences of school dropout were brought in, having as a background a focus on EJA in contemporary times. The results obtained in the research demonstrate that the possible causes for school dropout are mostly due to the difficulty of reconciling work and studies, the lack of integration between high school and vocational education, the poor training of teachers to meet this specificity, the lack of didactic resources adopted, the inadequacy of the curriculum to the specificities of EJA and the absence of adequate public policies to guarantee not only access, but also the permanence of these students in school. |
Keywords: | Abandono Escolar Fracasso Escolar Educação de Jovens e Adultos |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Urutaí |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2973 |
Issue Date: | 26-Oct-2022 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tcae_Leandra Watanabi.pdf | TCAE | 148,09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Ata de defesa_Leandra Watanabi.pdf | ATA DE DEFESA | 193,73 kB | Adobe PDF | View/Open |
tcc_Leandra Watanabi.pdf | ARTIGO CORRIGIDO | 420,05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.