Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2973
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andrade, Wesley de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/5547804858419851pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares, Jussana Maria-
dc.contributor.referee2Silva, Cleber Cézar da-
dc.creatorSilva, Wellington Watanabi (Leandra Watanabi)-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_cv_estr.iniciopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-12T01:13:56Z-
dc.date.available2022-12-20-
dc.date.available2022-11-12T01:13:56Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2973-
dc.description.abstractI present this work with the objective of reflecting on Youth and Adult Education (EJA), having as a reference for reflection the issue of abandonment, understood in this work as a cause and consequence of school failure. Throughout the Pedagogy Course, it was found that among the various education problems, school dropout in EJA deserves particular attention. The analysis was based on documentary research provided by the modality coordinator at the public school in Pires do Rio - GO. The instrument used to collect the research data was the document. While in the theoretical framework, authors who dialogue with Public Education Policies, causes and consequences of school dropout were brought in, having as a background a focus on EJA in contemporary times. The results obtained in the research demonstrate that the possible causes for school dropout are mostly due to the difficulty of reconciling work and studies, the lack of integration between high school and vocational education, the poor training of teachers to meet this specificity, the lack of didactic resources adopted, the inadequacy of the curriculum to the specificities of EJA and the absence of adequate public policies to guarantee not only access, but also the permanence of these students in school.pt_BR
dc.description.resumoApresento este trabalho com o objetivo de refletirmos sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como referência para a reflexão a questão do abandono entendido neste trabalho como causa e consequência do fracasso escolar. Ao longo do Curso de pedagogia constatou-se que dentre os vários problemas de educação, o abandono escolar na EJA merece uma atenção particular. A análise foi feita a partir da pesquisa documental cedida pela coordenadora da modalidade na Escola Pública de Pires do Rio – GO. O instrumento utilizado para a coleta de dados da pesquisa foi o documental. Enquanto que no referencial teórico foram trazidos autores que dialogam com as Políticas Publicas de educação, causas e consequências do abandono escolar tendo como pano de fundo um enfoque sobre a EJA na contemporaneidade. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram que as possíveis causas para o abandono escolar são, em sua maioria devido à dificuldade de conciliar o trabalho e os estudos, a falta de integração entre o ensino médio e o profissionalizante, a má formação dos professores para atender esta especificidade, a falta de recursos didáticos adotados, a inadequação do currículo as especificidades da EJA e a ausência de políticas públicas adequadas para garantir não apenas o acesso, mas também a permanência destes alunos na escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leandra Watanabi (2018201221350807@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-11T23:18:22Z No. of bitstreams: 3 Tcae.pdf: 151644 bytes, checksum: aaaa6ce1abcce9a7cb801e0f151741bb (MD5) ata leandra.pdf: 198382 bytes, checksum: 8a1b6bce505ec82ddd070eb02bed5d8a (MD5) Artigo corrigido.pdf: 430136 bytes, checksum: 33a5f0ee31e6837867dde2419a43beaf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-12T01:10:54Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Tcae.pdf: 151644 bytes, checksum: aaaa6ce1abcce9a7cb801e0f151741bb (MD5) ata leandra.pdf: 198382 bytes, checksum: 8a1b6bce505ec82ddd070eb02bed5d8a (MD5) Artigo corrigido.pdf: 430136 bytes, checksum: 33a5f0ee31e6837867dde2419a43beaf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-12T01:12:23Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Tcae.pdf: 151644 bytes, checksum: aaaa6ce1abcce9a7cb801e0f151741bb (MD5) ata leandra.pdf: 198382 bytes, checksum: 8a1b6bce505ec82ddd070eb02bed5d8a (MD5) Artigo corrigido.pdf: 430136 bytes, checksum: 33a5f0ee31e6837867dde2419a43beaf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-12T01:13:56Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Tcae.pdf: 151644 bytes, checksum: aaaa6ce1abcce9a7cb801e0f151741bb (MD5) ata leandra.pdf: 198382 bytes, checksum: 8a1b6bce505ec82ddd070eb02bed5d8a (MD5) Artigo corrigido.pdf: 430136 bytes, checksum: 33a5f0ee31e6837867dde2419a43beaf (MD5) Previous issue date: 2022-10-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAbandono Escolarpt_BR
dc.subjectFracasso Escolarpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleOS DESAFIOS DO EJA NO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcae_Leandra Watanabi.pdfTCAE148,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Leandra Watanabi.pdfATA DE DEFESA193,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Leandra Watanabi.pdfARTIGO CORRIGIDO420,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.