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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ENFRENTAMENTOS NA EVOLUÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES PARA A INCLUSÃO DA PESSOA SURDA
Autor(es): Costa, Joelma Moreira Soares da
Primeiro Orientador: Paula, Marcos Vinícius Guimarães de
Resumo: O presente artigo objetiva problematizar a educação inclusiva, as dificuldades e as evoluções na educação dos surdos em seus aspectos históricos e legais no Brasil; e analisar o que foi feito para a comunidade surda no âmbito educacional para promover reflexões do que ainda pode melhorar na vida desse grupo social. Esse trabalho tem como base a revisão de literatura, com relação ao assunto estudado. Assim, a temática estudada busca analisar da importância da Língua Brasileira de Sinais na vida dos surdos e a sua relevância para a inclusão dos alunos surdos no meio educacional, além de debater sobre políticas públicas que possibilitem um desenvolvimento escolar de qualidade para os alunos com surdez e assim os motivarem a continuar nas instituições inclusivas. A respeito das dificuldades enfrentadas pelos surdos no decorrer dos anos, a comunidade surda vem conquistando e estabelecendo muitos direitos. Esse artigo defende a educação como direito de todos os cidadãos, sendo de responsabilidade do Estado e da família, e deve ser dada e produzida com o auxílio da sociedade, tendo a perspectiva do desenvolvimento do indivíduo, sua capacidade para prática cidadã e sua aptidão para a prática profissional.
Abstract: This article aims to discuss inclusive education, the difficulties and developments in the education of the deaf in its historical and legal aspects in Brazil; and analyze what has been done for the deaf community in the educational field to promote reflections on what can still be improved in the life of this social group. This work is based on a literature review, regarding the subject studied. Thus, the subject studied seeks to analyze the importance of Brazilian Sign Language in the lives of deaf people and its relevance for the inclusion of deaf students in the educational environment, in addition to debating public policies that enable quality school development for students with deafness. and thus motivate them to continue in inclusive institutions. Regarding the difficulties faced by the deaf over the years, the deaf community has been conquering and establishing many rights. This article defends education as a right of all citizens, being the responsibility of the State and the family, and should be given and produced with the help of society, having the perspective of the development of the individual, his capacity for citizen practice and his aptitude for professional practice
Palavras-chave: Libras
Educação inclusiva
Políticas públicas
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2972
Data do documento: 19-Out-2022
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