Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2970
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ANÁLISE DA NARRATIVA CHAPEUZINHO AMARELO
metadata.dc.creator: Sirqueira, Ivone Alves de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Bruno Silva de
metadata.dc.description.resumo: A Literatura Infantil encanta pessoas de todas as idades, por meio de sua ludicidade. A magia, a fantasia, a imaginação e a descoberta são alguns elementos essenciais para o amadurecimento e para o enriquecimento da personalidade da criança; e esses elementos podem ser encontrados em obras literárias voltadas para o público infantil, mas não só nelas. A Literatura Infantil pode ajudar no processo de ensino-aprendizagem, como também despertar o gosto pela leitura, desenvolver o imaginário e o intelecto do leitor, possibilitar que a criança torne clara suas emoções e fazer com que elas entendam o momento pelo qual estão passando em sua vida. O conto de fadas é uma das primeiras formas literárias clássicas que a criança tem contato, ele é um texto que pode ser lido à luz da psicanálise de desenvolvimento da criança. Assim, este artigo tem como objetivo compreender as influências das narrativas infantil no desenvolvimento das crianças, focando no conto “Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque. Apresenta como metodologia a revisão bibliográfica, por dar-se através de revisão de literatura baseado em obras já existentes em livros, artigos e textos oriundos da internet com grande estudo do objeto de pesquisa, reunindo dados sobre o tema investigado, buscando um detalhamento do conteúdo com a coleta de informações que ajudam a descrever os fenômenos que os contos causam e colaboram no desenvolvimento das crianças. Visando comprovar que a infância é uma fase fundamental para o indivíduo aprender a entender como funciona a sociedade e como viver nela, as experiências vividas pelas crianças servem de base para a formação de sua personalidade e sua forma de conviver com o mundo.
Abstract: Children's Literature enchants people of all ages, through its playfulness. Magic, fantasy, imagination and discovery are some essential elements for the maturation and enrichment of the child's personality; and these elements can be found in literary works aimed at children, but not only in them. Children's Literature can help in the teaching-learning process, as well as arouse a taste for reading, develop the reader's imagination and intellect, enable children to clarify their emotions and make them understand the moment they are going through in your life. The fairy tale is one of the first classical literary forms that the child has contact with, it is a text that can be read in the light of child development psychoanalysis. Thus, this article aims to understand the influ ences of children's narratives on children's development, focusing on the short story "Chapeuzinho Amarelo", by Chico Buarque. It presents as a methodology the bibliographic review, as it takes place through a literature review based on existing works in books, articles and texts from the internet with a great study of the research object, gathering data on the investigated topic, seeking a detailing of the content. with the collection of information that helps to describe the phenomena that the tales cause and collaborate in the development of children. Aiming to prove that childhood is a fundamental phase for the individual to learn to understand how society works and how to live in it, the experiences lived by children serve as a basis for the formation of their personality and their way of living with the world.
Keywords: Literatura Infantil
Conto de fadas
Chapeuzinho Amarelo
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2970
Issue Date: 19-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Ivone Alves de Sousa Sirqueira.pdf1,08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.