Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2970
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Bruno Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5317798041371426pt_BR
dc.creatorSirqueira, Ivone Alves de Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8283139683726475pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-12T00:18:15Z-
dc.date.available2022-11-11-
dc.date.available2022-11-12T00:18:15Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2970-
dc.description.abstractChildren's Literature enchants people of all ages, through its playfulness. Magic, fantasy, imagination and discovery are some essential elements for the maturation and enrichment of the child's personality; and these elements can be found in literary works aimed at children, but not only in them. Children's Literature can help in the teaching-learning process, as well as arouse a taste for reading, develop the reader's imagination and intellect, enable children to clarify their emotions and make them understand the moment they are going through in your life. The fairy tale is one of the first classical literary forms that the child has contact with, it is a text that can be read in the light of child development psychoanalysis. Thus, this article aims to understand the influ ences of children's narratives on children's development, focusing on the short story "Chapeuzinho Amarelo", by Chico Buarque. It presents as a methodology the bibliographic review, as it takes place through a literature review based on existing works in books, articles and texts from the internet with a great study of the research object, gathering data on the investigated topic, seeking a detailing of the content. with the collection of information that helps to describe the phenomena that the tales cause and collaborate in the development of children. Aiming to prove that childhood is a fundamental phase for the individual to learn to understand how society works and how to live in it, the experiences lived by children serve as a basis for the formation of their personality and their way of living with the world.pt_BR
dc.description.resumoA Literatura Infantil encanta pessoas de todas as idades, por meio de sua ludicidade. A magia, a fantasia, a imaginação e a descoberta são alguns elementos essenciais para o amadurecimento e para o enriquecimento da personalidade da criança; e esses elementos podem ser encontrados em obras literárias voltadas para o público infantil, mas não só nelas. A Literatura Infantil pode ajudar no processo de ensino-aprendizagem, como também despertar o gosto pela leitura, desenvolver o imaginário e o intelecto do leitor, possibilitar que a criança torne clara suas emoções e fazer com que elas entendam o momento pelo qual estão passando em sua vida. O conto de fadas é uma das primeiras formas literárias clássicas que a criança tem contato, ele é um texto que pode ser lido à luz da psicanálise de desenvolvimento da criança. Assim, este artigo tem como objetivo compreender as influências das narrativas infantil no desenvolvimento das crianças, focando no conto “Chapeuzinho Amarelo”, de Chico Buarque. Apresenta como metodologia a revisão bibliográfica, por dar-se através de revisão de literatura baseado em obras já existentes em livros, artigos e textos oriundos da internet com grande estudo do objeto de pesquisa, reunindo dados sobre o tema investigado, buscando um detalhamento do conteúdo com a coleta de informações que ajudam a descrever os fenômenos que os contos causam e colaboram no desenvolvimento das crianças. Visando comprovar que a infância é uma fase fundamental para o indivíduo aprender a entender como funciona a sociedade e como viver nela, as experiências vividas pelas crianças servem de base para a formação de sua personalidade e sua forma de conviver com o mundo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ivone Alves de Sousa Sirqueira (ivone.alves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-11T19:28:04Z No. of bitstreams: 1 Documento para publicação Ivone Oliveira.pdf: 1101063 bytes, checksum: 8da1dfc95f9fae024fce592394b5e5b6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-12T00:12:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Documento para publicação Ivone Oliveira.pdf: 1101063 bytes, checksum: 8da1dfc95f9fae024fce592394b5e5b6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-12T00:13:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Documento para publicação Ivone Oliveira.pdf: 1101063 bytes, checksum: 8da1dfc95f9fae024fce592394b5e5b6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-12T00:18:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Documento para publicação Ivone Oliveira.pdf: 1101063 bytes, checksum: 8da1dfc95f9fae024fce592394b5e5b6 (MD5) Previous issue date: 2022-10-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectConto de fadaspt_BR
dc.subjectChapeuzinho Amarelopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleANÁLISE DA NARRATIVA CHAPEUZINHO AMARELOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Ivone Alves de Sousa Sirqueira.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.