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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DEFICIENTES AUDITIVOS
Autor(es): Carvalho, Wilma Pinheiro de
Primeiro Orientador: Benício, Edgard Ricardo
Segundo Orientador: Machado, J. Henrique Rodrigues
Primeiro Coorientador: Lira, Adriana
Resumo: O artigo faz uma revisão de estudos com fundamentações teóricas a fim de investigar as contribuições dos recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem da comunidade surda e como as novas tecnologias são fundamentais para esse caminho de descobertas, inclusão e da superação dos obstáculos. Se a tecnologia tem o potencial de transformar o ensino, uma vez que utilizada como parte do método para a compreensão dos fenômenos associados aos processos educacionais, por que não fazer dela um instrumento facilitador no desenvolvimento dos surdos? Autores como Bersch (2017), Góes (2000), Botelho (2002), fundamentaram os resultados desse estudo. Por meio da pesquisa bibliográfica, abordagem qualitativa e exploratória, foi realizado buscas nas bases de dados de periódicos entre 2017 e 2020, e, posteriormente análise e a discussão qualitativa dos resultados encontrados. Os achados revelam que as tecnologias inseridas no contexto educativo, na sala de aula, com intencionalidade pedagógica, ampliam as possibilidades didáticas pela inserção de informações visuais. Os resultados mostraram recursos tecnológicos e softwares como tradutores, dicionários e jogos em ambientes virtuais sendo utilizados para apoiar o processo de ensino e aprendizagem dos surdos, desta forma contribuem para diminuir e/ou remover barreiras, estimular a autonomia e favorece a inclusão dos estudantes surdos.
Abstract: The article reviews studies with theoretical foundations in order to investigate the contributions of technological resources in the teaching and learning process of the deaf community and how new technologies have been fundamental to this path of discovery, inclusion and also of overcoming obstacles. If technology has the potential to transform teaching, since it is used as part of the method for understanding the phenomena associated with educational processes, why not make it a facilitating instrument in the development of the deaf? Authors such as Bersch (2017), Góes (2000), Botelho (2002), substantiated the results of this study. Through bibliographic research, a qualitative and exploratory approach, searches are carried out in the databases of journals between 2017 and 2020, and, later, analysis and qualitative discussion of the results found. The study reveal that the technologies inserted in the educational context, in the classroom, with pedagogical intention, expand the didactic possibilities by inserting visual information. The results showed technological resources and software such as translators, dictionaries and games in virtual environments being used to support the teaching and learning process of the deaf, thus contributing to reduce and/or remove barriers, stimulate autonomy and favor the inclusion of deaf students.
Palavras-chave: Tecnologias
Surdos
Ensino e Aprendizagem
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2968
Data do documento: 19-Out-2022
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