Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2968
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Benício, Edgard Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5190158341527254pt_BR
dc.contributor.advisor2Machado, J. Henrique Rodrigues-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613638157766770pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lira, Adriana-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7267303191133079pt_BR
dc.creatorCarvalho, Wilma Pinheiro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9054984407044093pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-11T23:56:55Z-
dc.date.available11-11-11-
dc.date.available2022-11-11T23:56:55Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2968-
dc.description.abstractThe article reviews studies with theoretical foundations in order to investigate the contributions of technological resources in the teaching and learning process of the deaf community and how new technologies have been fundamental to this path of discovery, inclusion and also of overcoming obstacles. If technology has the potential to transform teaching, since it is used as part of the method for understanding the phenomena associated with educational processes, why not make it a facilitating instrument in the development of the deaf? Authors such as Bersch (2017), Góes (2000), Botelho (2002), substantiated the results of this study. Through bibliographic research, a qualitative and exploratory approach, searches are carried out in the databases of journals between 2017 and 2020, and, later, analysis and qualitative discussion of the results found. The study reveal that the technologies inserted in the educational context, in the classroom, with pedagogical intention, expand the didactic possibilities by inserting visual information. The results showed technological resources and software such as translators, dictionaries and games in virtual environments being used to support the teaching and learning process of the deaf, thus contributing to reduce and/or remove barriers, stimulate autonomy and favor the inclusion of deaf students.pt_BR
dc.description.resumoO artigo faz uma revisão de estudos com fundamentações teóricas a fim de investigar as contribuições dos recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem da comunidade surda e como as novas tecnologias são fundamentais para esse caminho de descobertas, inclusão e da superação dos obstáculos. Se a tecnologia tem o potencial de transformar o ensino, uma vez que utilizada como parte do método para a compreensão dos fenômenos associados aos processos educacionais, por que não fazer dela um instrumento facilitador no desenvolvimento dos surdos? Autores como Bersch (2017), Góes (2000), Botelho (2002), fundamentaram os resultados desse estudo. Por meio da pesquisa bibliográfica, abordagem qualitativa e exploratória, foi realizado buscas nas bases de dados de periódicos entre 2017 e 2020, e, posteriormente análise e a discussão qualitativa dos resultados encontrados. Os achados revelam que as tecnologias inseridas no contexto educativo, na sala de aula, com intencionalidade pedagógica, ampliam as possibilidades didáticas pela inserção de informações visuais. Os resultados mostraram recursos tecnológicos e softwares como tradutores, dicionários e jogos em ambientes virtuais sendo utilizados para apoiar o processo de ensino e aprendizagem dos surdos, desta forma contribuem para diminuir e/ou remover barreiras, estimular a autonomia e favorece a inclusão dos estudantes surdos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Wilma Pinheiro de Carvalho (wilma.pinheiro@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-11T17:37:31Z No. of bitstreams: 3 Termo de ciencia e autorização Wilma Pinheiro.pdf: 1054858 bytes, checksum: 99cf24d1c0e814a64bd8f71f979deb19 (MD5) Ata de Defesa de trabalho de Curso Wilma Pinheiro de Carvalho.pdf: 787273 bytes, checksum: 3f65f120b8326fab54448991fc976575 (MD5) Trabalho de Conclusão de Curso Wilma Pinheiro de Carvalho.pdf: 446038 bytes, checksum: ab60577dcfb74fee2ce9a28c46f40e32 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-11T23:55:18Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Termo de ciencia e autorização Wilma Pinheiro.pdf: 1054858 bytes, checksum: 99cf24d1c0e814a64bd8f71f979deb19 (MD5) Ata de Defesa de trabalho de Curso Wilma Pinheiro de Carvalho.pdf: 787273 bytes, checksum: 3f65f120b8326fab54448991fc976575 (MD5) Trabalho de Conclusão de Curso Wilma Pinheiro de Carvalho.pdf: 446038 bytes, checksum: ab60577dcfb74fee2ce9a28c46f40e32 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-11T23:56:55Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Termo de ciencia e autorização Wilma Pinheiro.pdf: 1054858 bytes, checksum: 99cf24d1c0e814a64bd8f71f979deb19 (MD5) Ata de Defesa de trabalho de Curso Wilma Pinheiro de Carvalho.pdf: 787273 bytes, checksum: 3f65f120b8326fab54448991fc976575 (MD5) Trabalho de Conclusão de Curso Wilma Pinheiro de Carvalho.pdf: 446038 bytes, checksum: ab60577dcfb74fee2ce9a28c46f40e32 (MD5) Previous issue date: 2022-10-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleO USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DEFICIENTES AUDITIVOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcae_Wilma Pinheiro.pdfTermo de ciência e autorização1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de Defesa_Wilma Pinheiro de Carvalho.pdfAta de Defesa de trabalho de curso768,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Wilma Pinheiro de Carvalho.pdfTrabalho de Conclusão de Curso435,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.