Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2964
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO PEDAGÓGICO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Autor(es): | Santos, Rainegreise Garcia |
Primeiro Orientador: | Moura, Sebastião Rodrigues |
Resumo: | Neste artigo buscamos compreender como as atividades lúdicas devem ser implementadas e aprimoradas nas práticas pedagógicas dos professores, a fim de contribuir com o processo de aprendizagem das crianças na Educação Infantil. Buscou-se aprofundamento teórico principalmente em Piaget (1988) e Vygotsky (1988). Metodologicamente é uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, com base em análises de autores que explanam sobre o tema. Os dados interpretados, resultantes de resumos de dissertações de mestrado e tese de doutorado, foram obtidos no Google Acadêmico, encontrando quatro produções acadêmicas, com páginas somente em português. Entre outras conclusões, sinalizamos que, por meio de brincadeiras e jogos, a aprendizagem dá-se com o desenvolvimento natural, cognitivo e social da criança, quando propicia os processos de acomodação, na forma de assimilação. |
Abstract: | In this article we seek to understand how playful activities should be implemented and improved in teachers' pedagogical practices, in order to contribute to the learning process of children in Early Childhood Education. Theoretical deepening was mainly sought in Piaget (1988) and Vygotsky (1988). Methodologically, it is a qualitative research, of the bibliographic type, based on analyses of authors who explain the subject. The interpreted data, resulting from abstracts of master's dissertations and doctoral thesis, were obtained in Google Scholar, finding four academic productions, with pages only in Portuguese. Among other conclusions, we indicate that, through games and games, learning takes place with the natural, cognitive and social development of the child, when it provides the accommodation processes, in the form of assimilation. |
Palavras-chave: | Ludicidade Educação Infantil Desenvolvimento Infantil |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2964 |
Data do documento: | 31-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Rainegreise Garcia Santos.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.