Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2959
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: DESAFIOS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
metadata.dc.creator: Klein, Michele Andreia
metadata.dc.contributor.advisor1: Aragão, Manoel Soares de
metadata.dc.description.resumo: No Brasil por causa da pandemia as escolas foram fechadas e medidas alternativas de continuação do ensino foram iniciadas. O objetivo do trabalho é realizar um levantamento bibliográfico do impacto que o covid-19 proporcionou nas crianças em processo de alfabetização e letramento, pais e professores e as principais dificuldades encontradas e com isso fazer algumas indagações. A metodologia utilizada foi de uma pesquisa bibliográfica exploratória de enfoque qualitativo. Utilizou-se como base de dados o portal da CAPES selecionando artigos de janeiro de 2020 a março de 2022 com pesquisa realizada no dia 20/03/2022. A primeira fase da filtragem foi a exclusão dos artigos repetidos e a segunda etapa foi a leitura do título e averiguação se está de acordo com o tema. Após essas seleções, foi realizada a leitura de todos e separados 10 artigos científicos, realizando-se uma síntese de acordo com o objetivo. As dificuldades encontradas foram enormes, porém novamente as maiores dificuldades ficaram a mercê de crianças e famílias mais pobres. Porém, também mostrou-se uma resiliência por parte de mães e educadores na busca da continuação dos estudos. O real impacto na aprendizagem das crianças ainda não está claro e precisamos buscar mais estudos em cima deste tema. Provavelmente mais trabalhos serão publicados para nos ajudar a entender este contexto com os alunos, já com as aulas presenciais, porém o que realmente foi deixado claro, foi que houve um aumento da desigualdade educacional durante a pandemia e a necessidade de maiores investimentos na educação pública no Brasil.
Abstract: In Brazil, because of the pandemic, schools were closed and alternative measures to continue teaching were initiated. The objective of the work is to carry out a bibliographic survey of the impact that covid-19 has had on children in the literacy and literacy process, parents and teachers and the main difficulties encountered and with that to make some inquiries. The methodology used was exploratory bibliographic research with a qualitative approach. The CAPES portal was used as a database, selecting articles from January 2020 to March 2022 with a survey carried out on 03/20/2022. The first phase of filtering was the exclusion of repeated articles, and the second step was reading the title and checking if it is in accordance with the theme. After these selections, all 10 scientific articles were read and separated, performing a synthesis according to the objective. The difficulties encountered were enormous, but again the greatest difficulties were at the mercy of poorer children and families. However, there was also a resilience on the part of mothers and educators in the search for continuation of studies. The real impact on children's learning is still unclear and we need to seek further studies on this topic. More works will probably be published to help us understand this context with students, already with face-to-face classes, but what was really made clear was that there was an increase in educational inequality during the pandemic and the need for greater investments in public education in Brazil.
Keywords: Pandemia
Alfabetização
Educação infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Cristalina
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2959
Issue Date: 28-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ata de Defesa Assinada.pdf374,12 kBAdobe PDFView/Open
Termo de Ciência e Autorização.pdf400,42 kBAdobe PDFView/Open
TCC_Michele Andreia Klein.pdfTCC Revisado875,17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.