Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2956
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: AFETIVIDADE E LUDICIDADE: CCAMINHOS PARA PENSAR NA PEDAGOGIA HOSPITALAR
metadata.dc.creator: Silva, Rosimar de Sousa
metadata.dc.description.resumo: O presente texto trata-se de uma pesquisa sobre os benefícios que a ludicidade e afetividade tem para com as crianças que estão em fase de internação. Este trabalho tem como objetivo pesquisar a importância que a ludicidade e afetividade tem para com as crianças hospitalizadas e como tais práticas pedagógicas podem influenciar na recuperação, desenvolvimento, ensino, aprendizagem e saúde destas crianças. O caminho trilhado para a realização deste trabalho constitui-se em uma revisão bibliográfica, na qual consiste em reunir dados sobre a temática escolhida, por meio de artigos, livros, revistas e periódicos publicados na internet. Através dos materiais analisados percebe-se que a ludicidade e afetividade na pedagogia hospitalar ainda é um assunto que deve ser mais debatido, pois ainda há poucos escritos sobre o mesmo, mas o pouco que foi pesquisado, nota-se o quão importante é o brincar para a criança hospitalizada e como o afeto contribui no desenvolvimento cognitivo das mesmas. A partir da pesquisa, constata-se a importância na realização de atividades lúdicas, acompanhadas do afeto para as crianças que estão em ambiente hospitalar e que a brincadeira é tão importante quanto cuidar da saúde física.
Abstract: The present text is a research on the benefits that playfulness and affection have for children who are in the hospitalization phase. This work aims to investigate the importance that playfulness and affection have for hospitalized children and how such pedagogical practices can influence the recovery, development, teaching, learning and health of these children.The path taken to carry out this work consists of a bibliographic review, which consists of gathering data on the chosen approach, through articles, books, magazines and periodicals published on the internet. Through the analyzed materials, it is clear that playfulness and affectivity in hospital pedagogy is still a subject that should be further debated, as there are still few writings about it, but the little that has been researched, it is noted how important it is to play for the hospitalized children and how affection contributes to their cognitive development. From the research, it is verified the importance of carrying out recreational activities, accompanied by affection for children who are in a hospital environment and that playing is as important as taking care of physical health.
Keywords: Afetividade
Ludicidade
Pedagogia Hospitalar
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2956
Issue Date: 22-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.