Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2956
Tipo: Artigo de Periódico
Título: AFETIVIDADE E LUDICIDADE: CCAMINHOS PARA PENSAR NA PEDAGOGIA HOSPITALAR
Autor(es): Silva, Rosimar de Sousa
Resumo: O presente texto trata-se de uma pesquisa sobre os benefícios que a ludicidade e afetividade tem para com as crianças que estão em fase de internação. Este trabalho tem como objetivo pesquisar a importância que a ludicidade e afetividade tem para com as crianças hospitalizadas e como tais práticas pedagógicas podem influenciar na recuperação, desenvolvimento, ensino, aprendizagem e saúde destas crianças. O caminho trilhado para a realização deste trabalho constitui-se em uma revisão bibliográfica, na qual consiste em reunir dados sobre a temática escolhida, por meio de artigos, livros, revistas e periódicos publicados na internet. Através dos materiais analisados percebe-se que a ludicidade e afetividade na pedagogia hospitalar ainda é um assunto que deve ser mais debatido, pois ainda há poucos escritos sobre o mesmo, mas o pouco que foi pesquisado, nota-se o quão importante é o brincar para a criança hospitalizada e como o afeto contribui no desenvolvimento cognitivo das mesmas. A partir da pesquisa, constata-se a importância na realização de atividades lúdicas, acompanhadas do afeto para as crianças que estão em ambiente hospitalar e que a brincadeira é tão importante quanto cuidar da saúde física.
Abstract: The present text is a research on the benefits that playfulness and affection have for children who are in the hospitalization phase. This work aims to investigate the importance that playfulness and affection have for hospitalized children and how such pedagogical practices can influence the recovery, development, teaching, learning and health of these children.The path taken to carry out this work consists of a bibliographic review, which consists of gathering data on the chosen approach, through articles, books, magazines and periodicals published on the internet. Through the analyzed materials, it is clear that playfulness and affectivity in hospital pedagogy is still a subject that should be further debated, as there are still few writings about it, but the little that has been researched, it is noted how important it is to play for the hospitalized children and how affection contributes to their cognitive development. From the research, it is verified the importance of carrying out recreational activities, accompanied by affection for children who are in a hospital environment and that playing is as important as taking care of physical health.
Palavras-chave: Afetividade
Ludicidade
Pedagogia Hospitalar
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2956
Data do documento: 22-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.