Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2956
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Rosimar de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-10T20:28:42Z | - |
dc.date.available | 2022-11-09 | - |
dc.date.available | 2022-11-10T20:28:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2956 | - |
dc.description.abstract | The present text is a research on the benefits that playfulness and affection have for children who are in the hospitalization phase. This work aims to investigate the importance that playfulness and affection have for hospitalized children and how such pedagogical practices can influence the recovery, development, teaching, learning and health of these children.The path taken to carry out this work consists of a bibliographic review, which consists of gathering data on the chosen approach, through articles, books, magazines and periodicals published on the internet. Through the analyzed materials, it is clear that playfulness and affectivity in hospital pedagogy is still a subject that should be further debated, as there are still few writings about it, but the little that has been researched, it is noted how important it is to play for the hospitalized children and how affection contributes to their cognitive development. From the research, it is verified the importance of carrying out recreational activities, accompanied by affection for children who are in a hospital environment and that playing is as important as taking care of physical health. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente texto trata-se de uma pesquisa sobre os benefícios que a ludicidade e afetividade tem para com as crianças que estão em fase de internação. Este trabalho tem como objetivo pesquisar a importância que a ludicidade e afetividade tem para com as crianças hospitalizadas e como tais práticas pedagógicas podem influenciar na recuperação, desenvolvimento, ensino, aprendizagem e saúde destas crianças. O caminho trilhado para a realização deste trabalho constitui-se em uma revisão bibliográfica, na qual consiste em reunir dados sobre a temática escolhida, por meio de artigos, livros, revistas e periódicos publicados na internet. Através dos materiais analisados percebe-se que a ludicidade e afetividade na pedagogia hospitalar ainda é um assunto que deve ser mais debatido, pois ainda há poucos escritos sobre o mesmo, mas o pouco que foi pesquisado, nota-se o quão importante é o brincar para a criança hospitalizada e como o afeto contribui no desenvolvimento cognitivo das mesmas. A partir da pesquisa, constata-se a importância na realização de atividades lúdicas, acompanhadas do afeto para as crianças que estão em ambiente hospitalar e que a brincadeira é tão importante quanto cuidar da saúde física. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rosimar de Sousa Silva (rosimar.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-10T01:39:30Z No. of bitstreams: 2 termo_de_autorizacao e ciencia para repositorio.pdf: 103606 bytes, checksum: 20bae9aad060a031c493ba0e50202039 (MD5) Rosimar de Sousa Silva_ficha de avaliação final.pdf: 108248 bytes, checksum: 83560854dfb8c9c4eefd327bbb35db6e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Julio Heber Camargo Silva (julio.heber@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Rosimar. Seu trabalho foi devolvido para ajustes. Motivos: Seu trabalho não foi anexado e TCAE e Folha de aprovação sem as devidas assinaturas. Ficamos no aguardo do envio do seu trabalho com os ajustes solicitados. Atenciosamente, on 2022-11-10T16:50:28Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Rosimar de Sousa Silva (rosimar.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-10T19:05:26Z No. of bitstreams: 3 Rosimar de Sousa Silva_Termo de autorizaçao (1).pdf: 357275 bytes, checksum: 2b0f9519a400de1882c93226a08e5019 (MD5) Rosimar de Sousa Silva_ficha de avaliação final.pdf: 108248 bytes, checksum: 83560854dfb8c9c4eefd327bbb35db6e (MD5) Artigo cientifico final revisado pra enviar 3.pdf: 472762 bytes, checksum: 1e193fe886019bebf5101fd031d0676f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Julio Heber Camargo Silva (julio.heber@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-10T20:27:01Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Rosimar de Sousa Silva_Termo de autorizaçao (1).pdf: 357275 bytes, checksum: 2b0f9519a400de1882c93226a08e5019 (MD5) Rosimar de Sousa Silva_ficha de avaliação final.pdf: 108248 bytes, checksum: 83560854dfb8c9c4eefd327bbb35db6e (MD5) Artigo cientifico final revisado pra enviar 3.pdf: 472762 bytes, checksum: 1e193fe886019bebf5101fd031d0676f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Julio Heber Camargo Silva (julio.heber@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-10T20:28:32Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Rosimar de Sousa Silva_Termo de autorizaçao (1).pdf: 357275 bytes, checksum: 2b0f9519a400de1882c93226a08e5019 (MD5) Rosimar de Sousa Silva_ficha de avaliação final.pdf: 108248 bytes, checksum: 83560854dfb8c9c4eefd327bbb35db6e (MD5) Artigo cientifico final revisado pra enviar 3.pdf: 472762 bytes, checksum: 1e193fe886019bebf5101fd031d0676f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-10T20:28:42Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Rosimar de Sousa Silva_Termo de autorizaçao (1).pdf: 357275 bytes, checksum: 2b0f9519a400de1882c93226a08e5019 (MD5) Rosimar de Sousa Silva_ficha de avaliação final.pdf: 108248 bytes, checksum: 83560854dfb8c9c4eefd327bbb35db6e (MD5) Artigo cientifico final revisado pra enviar 3.pdf: 472762 bytes, checksum: 1e193fe886019bebf5101fd031d0676f (MD5) Previous issue date: 2022-10-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Afetividade e ludicidade: caminhos para pensar na Pedagogia Hospitalar | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Hospitalar | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | AFETIVIDADE E LUDICIDADE: CCAMINHOS PARA PENSAR NA PEDAGOGIA HOSPITALAR | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rosimar de Sousa Silva_Termo de autorizaçao (1).pdf | 348,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Rosimar de Sousa Silva_ficha de avaliação final.pdf | 105,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Artigo cientifico final revisado pra enviar 3.pdf | 461,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.