Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2953
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A IMPORTÂNCIA DA DIAGNOSE DO AUTISMO PARA O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE PUBLICA
metadata.dc.creator: Melo, Cleonice Torres
metadata.dc.contributor.advisor1: Benício, Edgard Ricardo
metadata.dc.contributor.referee1: Machado, José Henrique Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Adriana Lira
metadata.dc.description.resumo: O artigo trata da importância da diagnose do autismo para o profissional de educação infantil no ensino público, visando reconhecer como a diagnose pode contribuir a interação e a ação do profissional de educação com a família e com a criança diagnosticada com o TEA. A metodologia deste trabalho possui uma abordagem de pesquisa qualitativa, de natureza básica e pesquisa bibliográfica. Selecionamos e analisamos artigos sobre a temática. Utilizamos os seguintes descritores para seleção dos artigos: Autismo, Transtorno do Espectro Autista — TEA, Diagnose, Intervenção pedagógica, Aprendizagem, Formação do professor e Educação Infantil. Os artigos foram escolhidos a partir dos portais Google Acadêmico, Scielo e Capes no período de 2018 a 2019. Os resultados apresentaram a contribuição da diagnose do autismo, contribuindo para as mediações e intervenções que o professor pode realizar com a criança TEA considerando suas particularidades para promover o seu desenvolvimento.
Abstract: The article deals with the importance of the diagnosis of autism for the early childhood education professional in public education, with the objective of recognizing how the diagnosis can contribute the interaction and action of the education professional with the family and with the child diagnosed with ASD. The methodology of this article has a qualitative research approach, of a basic nature and bibliographic research. We selected and analyzed articles on the subject. We used the following descriptors to select the articles: Autism, Autism Spectrum Disorder — ASD, Diagnosis, Pedagogical Intervention, Learning, Teacher Training and Early Childhood Education. The articles were chosen from the Google Scholar, Scielo and Capes portals from 2018 to 2019. The results showed the contribution of autism diagnosis contributing to the mediations and interventions that the teacher can perform with the ASD child considering their particularities to promote development.
Keywords: Autismo
Diagnose
Formação de professores
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2953
Issue Date: 30-Sep-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCAETCAE156,75 kBAdobe PDFView/Open
Ata de DefesaAta de Defesa535,47 kBAdobe PDFView/Open
tcc_Cleonice Melo.pdfTCC__ Cleonice Torres de Melo1,03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.