Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2953
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Benício, Edgard Ricardo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5190158341527254 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Machado, José Henrique Rodrigues | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9613638157766770 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Adriana Lira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7267303191133079 | pt_BR |
dc.creator | Melo, Cleonice Torres | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4359404030371375 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-10T19:19:19Z | - |
dc.date.available | 2022-11-17 | - |
dc.date.available | 2022-11-10T19:19:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2953 | - |
dc.description.abstract | The article deals with the importance of the diagnosis of autism for the early childhood education professional in public education, with the objective of recognizing how the diagnosis can contribute the interaction and action of the education professional with the family and with the child diagnosed with ASD. The methodology of this article has a qualitative research approach, of a basic nature and bibliographic research. We selected and analyzed articles on the subject. We used the following descriptors to select the articles: Autism, Autism Spectrum Disorder — ASD, Diagnosis, Pedagogical Intervention, Learning, Teacher Training and Early Childhood Education. The articles were chosen from the Google Scholar, Scielo and Capes portals from 2018 to 2019. The results showed the contribution of autism diagnosis contributing to the mediations and interventions that the teacher can perform with the ASD child considering their particularities to promote development. | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo trata da importância da diagnose do autismo para o profissional de educação infantil no ensino público, visando reconhecer como a diagnose pode contribuir a interação e a ação do profissional de educação com a família e com a criança diagnosticada com o TEA. A metodologia deste trabalho possui uma abordagem de pesquisa qualitativa, de natureza básica e pesquisa bibliográfica. Selecionamos e analisamos artigos sobre a temática. Utilizamos os seguintes descritores para seleção dos artigos: Autismo, Transtorno do Espectro Autista — TEA, Diagnose, Intervenção pedagógica, Aprendizagem, Formação do professor e Educação Infantil. Os artigos foram escolhidos a partir dos portais Google Acadêmico, Scielo e Capes no período de 2018 a 2019. Os resultados apresentaram a contribuição da diagnose do autismo, contribuindo para as mediações e intervenções que o professor pode realizar com a criança TEA considerando suas particularidades para promover o seu desenvolvimento. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cleonice Torres de Melo (cleonice.torres@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-09T01:07:45Z No. of bitstreams: 3 Cleonice Torres de Melo,.pdf: 160511 bytes, checksum: f098a25519aac47fed76aec990d42808 (MD5) Cleonice Torres de Melo Ata.pdf: 548321 bytes, checksum: e7d22e942d6e9ffb81910d81c8fe14b0 (MD5) Cleonice Torres de Melo,.pdf: 1057266 bytes, checksum: 223c4d6794d75185459d62c17cc9881d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Leonardo Silva (leonardo.silva@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-10T19:18:24Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Cleonice Torres de Melo,.pdf: 160511 bytes, checksum: f098a25519aac47fed76aec990d42808 (MD5) Cleonice Torres de Melo Ata.pdf: 548321 bytes, checksum: e7d22e942d6e9ffb81910d81c8fe14b0 (MD5) Cleonice Torres de Melo,.pdf: 1057266 bytes, checksum: 223c4d6794d75185459d62c17cc9881d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Leonardo Silva (leonardo.silva@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-10T19:19:09Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Cleonice Torres de Melo,.pdf: 160511 bytes, checksum: f098a25519aac47fed76aec990d42808 (MD5) Cleonice Torres de Melo Ata.pdf: 548321 bytes, checksum: e7d22e942d6e9ffb81910d81c8fe14b0 (MD5) Cleonice Torres de Melo,.pdf: 1057266 bytes, checksum: 223c4d6794d75185459d62c17cc9881d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-10T19:19:19Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Cleonice Torres de Melo,.pdf: 160511 bytes, checksum: f098a25519aac47fed76aec990d42808 (MD5) Cleonice Torres de Melo Ata.pdf: 548321 bytes, checksum: e7d22e942d6e9ffb81910d81c8fe14b0 (MD5) Cleonice Torres de Melo,.pdf: 1057266 bytes, checksum: 223c4d6794d75185459d62c17cc9881d (MD5) Previous issue date: 2022-09-30 | en |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Hidrolândia | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation | Google Acadêmico, Scielo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Diagnose | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.title | A IMPORTÂNCIA DA DIAGNOSE DO AUTISMO PARA O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE PUBLICA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCAE | TCAE | 156,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Ata de Defesa | Ata de Defesa | 535,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
tcc_Cleonice Melo.pdf | TCC__ Cleonice Torres de Melo | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.