Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2953
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Benício, Edgard Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5190158341527254pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, José Henrique Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613638157766770pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Adriana Lira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7267303191133079pt_BR
dc.creatorMelo, Cleonice Torres-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4359404030371375pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-10T19:19:19Z-
dc.date.available2022-11-17-
dc.date.available2022-11-10T19:19:19Z-
dc.date.issued2022-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2953-
dc.description.abstractThe article deals with the importance of the diagnosis of autism for the early childhood education professional in public education, with the objective of recognizing how the diagnosis can contribute the interaction and action of the education professional with the family and with the child diagnosed with ASD. The methodology of this article has a qualitative research approach, of a basic nature and bibliographic research. We selected and analyzed articles on the subject. We used the following descriptors to select the articles: Autism, Autism Spectrum Disorder — ASD, Diagnosis, Pedagogical Intervention, Learning, Teacher Training and Early Childhood Education. The articles were chosen from the Google Scholar, Scielo and Capes portals from 2018 to 2019. The results showed the contribution of autism diagnosis contributing to the mediations and interventions that the teacher can perform with the ASD child considering their particularities to promote development.pt_BR
dc.description.resumoO artigo trata da importância da diagnose do autismo para o profissional de educação infantil no ensino público, visando reconhecer como a diagnose pode contribuir a interação e a ação do profissional de educação com a família e com a criança diagnosticada com o TEA. A metodologia deste trabalho possui uma abordagem de pesquisa qualitativa, de natureza básica e pesquisa bibliográfica. Selecionamos e analisamos artigos sobre a temática. Utilizamos os seguintes descritores para seleção dos artigos: Autismo, Transtorno do Espectro Autista — TEA, Diagnose, Intervenção pedagógica, Aprendizagem, Formação do professor e Educação Infantil. Os artigos foram escolhidos a partir dos portais Google Acadêmico, Scielo e Capes no período de 2018 a 2019. Os resultados apresentaram a contribuição da diagnose do autismo, contribuindo para as mediações e intervenções que o professor pode realizar com a criança TEA considerando suas particularidades para promover o seu desenvolvimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cleonice Torres de Melo (cleonice.torres@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-09T01:07:45Z No. of bitstreams: 3 Cleonice Torres de Melo,.pdf: 160511 bytes, checksum: f098a25519aac47fed76aec990d42808 (MD5) Cleonice Torres de Melo Ata.pdf: 548321 bytes, checksum: e7d22e942d6e9ffb81910d81c8fe14b0 (MD5) Cleonice Torres de Melo,.pdf: 1057266 bytes, checksum: 223c4d6794d75185459d62c17cc9881d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leonardo Silva (leonardo.silva@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-10T19:18:24Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Cleonice Torres de Melo,.pdf: 160511 bytes, checksum: f098a25519aac47fed76aec990d42808 (MD5) Cleonice Torres de Melo Ata.pdf: 548321 bytes, checksum: e7d22e942d6e9ffb81910d81c8fe14b0 (MD5) Cleonice Torres de Melo,.pdf: 1057266 bytes, checksum: 223c4d6794d75185459d62c17cc9881d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leonardo Silva (leonardo.silva@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-10T19:19:09Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Cleonice Torres de Melo,.pdf: 160511 bytes, checksum: f098a25519aac47fed76aec990d42808 (MD5) Cleonice Torres de Melo Ata.pdf: 548321 bytes, checksum: e7d22e942d6e9ffb81910d81c8fe14b0 (MD5) Cleonice Torres de Melo,.pdf: 1057266 bytes, checksum: 223c4d6794d75185459d62c17cc9881d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-10T19:19:19Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Cleonice Torres de Melo,.pdf: 160511 bytes, checksum: f098a25519aac47fed76aec990d42808 (MD5) Cleonice Torres de Melo Ata.pdf: 548321 bytes, checksum: e7d22e942d6e9ffb81910d81c8fe14b0 (MD5) Cleonice Torres de Melo,.pdf: 1057266 bytes, checksum: 223c4d6794d75185459d62c17cc9881d (MD5) Previous issue date: 2022-09-30en
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relationGoogle Acadêmico, Scielo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectDiagnosept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA DIAGNOSE DO AUTISMO PARA O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE PUBLICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCAETCAE156,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de DefesaAta de Defesa535,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Cleonice Melo.pdfTCC__ Cleonice Torres de Melo1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.