Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2949
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: EDUCAÇÃO EM DISPUTA: PAULO FREIRE E A LUTA POR UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA NA ERA DA FAKE NEWS.
Other Titles: EDUCATION IN DISPUTE: PAULO FREIRE AND THE STRUGGLE FOR AN EMANCIPATORY EDUCATION IN THE AGE OF FAKE NEWS.
metadata.dc.creator: Bezerra, Kelly Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: Paula, Marcos Vinícius Guimarães de
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Maria Luciane Nunes
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Maria Rebeca Campos da
metadata.dc.description.resumo: As reflexões apresentadas neste texto foram elaboradas a partir de experiências vivenciadas em um grupo de estudantes de graduação em pedagogia, no qual a obra de Paulo Freire apesar de ser bastante reverenciada por uma parte dos estudantes, passou a ser bastante atacada por outra parte dos estudantes do mesmo curso, com base em uma rede de notícias falsas e teoria da conspiração. O objetivo do artigo é contribuir com as discussões a respeito das contribuições de Paulo Freire e a relevância de se fortalecer os pensamentos freirianos para uma educação crítica e emancipatória, principalmente, na era da chamada pós-verdade, na qual se estabeleceu uma guerra contra os fatos, a ciência, à educação e aos educadores, principalmente aqueles que tem a ousadia de formar cidadãos críticos e reflexivos. Visamos assim compreender e indicar caminhos ao enfrentamento das Fake News, a partir de uma educação em que a ética e a verdade como princípio basilar. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica buscando estabelecer conexões que nos permita compreender esse fenômeno e buscar alternativas ao enfrentamento a essa problemática.
Abstract: The reflections presented in this text were elaborated based on experiences lived in a group of undergraduate students of pedagogy, in which Paulo Freire's work, despite being highly revered by a part of the students, started to be attacked by another part of the students based on a network of false news and conspiracy theories. The goal of this article is to contribute to the discussions about Paulo Freire's contributions and the relevance of strengthening Freire's thoughts for a critical and emancipatory education, especially in the post-truth era, in which a war against facts, science, education and educators has been established, especially those who dare to form critical and reflective citizens. Thus, we aim to understand and indicate ways to deal with Fake News, based on an education in which ethics and truth are the main principles. To do so, a literature review was conducted seeking to establish connections that allow us to understand this phenomenon and seek alternatives to face this problem.
Keywords: Paulo Freire
Emancipação
Pós-verdade
Fake News
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2949
Issue Date: 22-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivo final.pdf929,35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.