Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2949
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paula, Marcos Vinícius Guimarães de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3312559284732501pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Maria Luciane Nunes-
dc.contributor.referee2Silva, Maria Rebeca Campos da-
dc.creatorBezerra, Kelly Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0494899139201007pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-10T18:45:04Z-
dc.date.available2022-11-10-
dc.date.available2022-11-10T18:45:04Z-
dc.date.issued2022-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2949-
dc.description.abstractThe reflections presented in this text were elaborated based on experiences lived in a group of undergraduate students of pedagogy, in which Paulo Freire's work, despite being highly revered by a part of the students, started to be attacked by another part of the students based on a network of false news and conspiracy theories. The goal of this article is to contribute to the discussions about Paulo Freire's contributions and the relevance of strengthening Freire's thoughts for a critical and emancipatory education, especially in the post-truth era, in which a war against facts, science, education and educators has been established, especially those who dare to form critical and reflective citizens. Thus, we aim to understand and indicate ways to deal with Fake News, based on an education in which ethics and truth are the main principles. To do so, a literature review was conducted seeking to establish connections that allow us to understand this phenomenon and seek alternatives to face this problem.pt_BR
dc.description.resumoAs reflexões apresentadas neste texto foram elaboradas a partir de experiências vivenciadas em um grupo de estudantes de graduação em pedagogia, no qual a obra de Paulo Freire apesar de ser bastante reverenciada por uma parte dos estudantes, passou a ser bastante atacada por outra parte dos estudantes do mesmo curso, com base em uma rede de notícias falsas e teoria da conspiração. O objetivo do artigo é contribuir com as discussões a respeito das contribuições de Paulo Freire e a relevância de se fortalecer os pensamentos freirianos para uma educação crítica e emancipatória, principalmente, na era da chamada pós-verdade, na qual se estabeleceu uma guerra contra os fatos, a ciência, à educação e aos educadores, principalmente aqueles que tem a ousadia de formar cidadãos críticos e reflexivos. Visamos assim compreender e indicar caminhos ao enfrentamento das Fake News, a partir de uma educação em que a ética e a verdade como princípio basilar. Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica buscando estabelecer conexões que nos permita compreender esse fenômeno e buscar alternativas ao enfrentamento a essa problemática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Kelly Martins Bezerra (2019111221350269@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-10T16:48:44Z No. of bitstreams: 1 Arquivo final.pdf: 951652 bytes, checksum: 611b77cb164c5326ca525a3de26a95b4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Julio Heber Camargo Silva (julio.heber@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-10T18:36:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Arquivo final.pdf: 951652 bytes, checksum: 611b77cb164c5326ca525a3de26a95b4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Julio Heber Camargo Silva (julio.heber@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-10T18:44:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Arquivo final.pdf: 951652 bytes, checksum: 611b77cb164c5326ca525a3de26a95b4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-10T18:45:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivo final.pdf: 951652 bytes, checksum: 611b77cb164c5326ca525a3de26a95b4 (MD5) Previous issue date: 2022-10-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectPós-verdadept_BR
dc.subjectFake Newspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO EM DISPUTA: PAULO FREIRE E A LUTA POR UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA NA ERA DA FAKE NEWS.pt_BR
dc.title.alternativeEDUCATION IN DISPUTE: PAULO FREIRE AND THE STRUGGLE FOR AN EMANCIPATORY EDUCATION IN THE AGE OF FAKE NEWS.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivo final.pdf929,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.