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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRINCÍPIOS PARA PENSAR A PRÁTICA EM SALA DE AULA
metadata.dc.creator: Santos, Talyta Ribeiro dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Borges, Rosalina Aparecida
metadata.dc.description.resumo: O Cosmos sempre despertou a curiosidade e fascinou o ser humano, e suas pertinentes observações embasaram e deram origem a área da ciência que denominamos como Astronomia, e que de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, deveria ser abordada em todas as etapas do ensino fundamental e médio. Nada obstante, a maioria dos professores que hoje atuam no ensino fundamental nem ao menos tiveram contato com o tema durante o seu processo de formação acadêmica, pois grande parte dos cursos de licenciatura em pedagogia não possui a disciplina em sua grade curricular, e que por isto, podem não ter os conhecimentos e embasamentos teóricos necessários para que se possa aplicar os conteúdos em sala de aula. Diante de tal contexto, surgiu o interesse por esse tema de pesquisa, que busca analisar a importância desses conhecimentos astronômicos para a vida dos alunos, as dificuldades que tem sido encontradas e de que modo a Astronomia tem sido trabalhada nas instituições de ensino. O método aplicado como base para esta pesquisa foi de uma revisão bibliográfica, de cunho qualitativo, com embasamento teórico em autores e pesquisadores que já discutiram sobre o tema. Pode-se concluir que o ensino de Astronomia enfrenta várias dificuldades no Brasil, desde a carência de qualificação profissional, a falta de materiais didáticos e a ausência de uma estrutura física adequada. A consequência desse processo é a quase total ausência de conteúdos dessa área abordados nas salas de aula, a limitação para desenvolver e aplicar aulas de qualidade para proporcionar aos alunos o ensino da Astronomia.
Abstract: The Cosmos has always aroused curiosity and fascinated the human being, and its pertinent observations grounded and gave rise to the area of science that we call Astronomy, end that according to the National Curricular Common Base, it should be addressed at all stages of primary and secondary education. However, most teachers who work in basic education today did not even have contact with the subject during their academic training process, since most of the pedagogy degree courses do not have the subject in their curriculum, and that is why , may not have the necessary knowledge and theoretical foundations to be able to apply the contents in the classroom. Given this context, the interest in this research topic arose, which seeks to analyze the importance of this astronomical knowledge for the lives of students, the difficulties that have been encountered and how Astronomy has been worked on in educational institution.The method applied as a basis for this research was a bibliographic review, of a qualitative nature, with theoretical basis in authors and researchers who have already discussed the topic. It can be concluded that the teaching of Astronomy faces several difficulties in Brazil, from the lack of professional qualification, the lack of teaching materials and the absence of na adequate physical structure. The consequences of this process are the almost total absence of content in this area addressed in the classrooms, the limitation to develop and apply quality classes to provide students with the teaching of Astronomy.
Keywords: Astronomia
Professor
Aluno
Ensino
Astronomy
Teacher
Student
Teaching
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2948
Issue Date: 26-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

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