Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2948
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borges, Rosalina Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9685672534714050pt_BR
dc.creatorSantos, Talyta Ribeiro dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1505111063540826pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-10T18:35:34Z-
dc.date.available2022-11-09-
dc.date.available2022-11-10T18:35:34Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2948-
dc.description.abstractThe Cosmos has always aroused curiosity and fascinated the human being, and its pertinent observations grounded and gave rise to the area of science that we call Astronomy, end that according to the National Curricular Common Base, it should be addressed at all stages of primary and secondary education. However, most teachers who work in basic education today did not even have contact with the subject during their academic training process, since most of the pedagogy degree courses do not have the subject in their curriculum, and that is why , may not have the necessary knowledge and theoretical foundations to be able to apply the contents in the classroom. Given this context, the interest in this research topic arose, which seeks to analyze the importance of this astronomical knowledge for the lives of students, the difficulties that have been encountered and how Astronomy has been worked on in educational institution.The method applied as a basis for this research was a bibliographic review, of a qualitative nature, with theoretical basis in authors and researchers who have already discussed the topic. It can be concluded that the teaching of Astronomy faces several difficulties in Brazil, from the lack of professional qualification, the lack of teaching materials and the absence of na adequate physical structure. The consequences of this process are the almost total absence of content in this area addressed in the classrooms, the limitation to develop and apply quality classes to provide students with the teaching of Astronomy.pt_BR
dc.description.resumoO Cosmos sempre despertou a curiosidade e fascinou o ser humano, e suas pertinentes observações embasaram e deram origem a área da ciência que denominamos como Astronomia, e que de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, deveria ser abordada em todas as etapas do ensino fundamental e médio. Nada obstante, a maioria dos professores que hoje atuam no ensino fundamental nem ao menos tiveram contato com o tema durante o seu processo de formação acadêmica, pois grande parte dos cursos de licenciatura em pedagogia não possui a disciplina em sua grade curricular, e que por isto, podem não ter os conhecimentos e embasamentos teóricos necessários para que se possa aplicar os conteúdos em sala de aula. Diante de tal contexto, surgiu o interesse por esse tema de pesquisa, que busca analisar a importância desses conhecimentos astronômicos para a vida dos alunos, as dificuldades que tem sido encontradas e de que modo a Astronomia tem sido trabalhada nas instituições de ensino. O método aplicado como base para esta pesquisa foi de uma revisão bibliográfica, de cunho qualitativo, com embasamento teórico em autores e pesquisadores que já discutiram sobre o tema. Pode-se concluir que o ensino de Astronomia enfrenta várias dificuldades no Brasil, desde a carência de qualificação profissional, a falta de materiais didáticos e a ausência de uma estrutura física adequada. A consequência desse processo é a quase total ausência de conteúdos dessa área abordados nas salas de aula, a limitação para desenvolver e aplicar aulas de qualidade para proporcionar aos alunos o ensino da Astronomia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Talyta Ribeiro dos Santos (talyta.ribeiro@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-07T20:15:46Z No. of bitstreams: 1 REPOSITORIO IF GOIANO_TALYTA RIBEIRO DOS SANTOS.pdf: 793025 bytes, checksum: 39972d6981d7e7130b53114390d02c6f (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Itala Moreira Alves (itala.moreira@ifgoiano.edu.br), reason: O TCAE anexado ao trabalho não condiz o termo utilizado pelo Repositório do IFGoiano. on 2022-11-08T14:13:38Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Talyta Ribeiro dos Santos (talyta.ribeiro@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-09T18:21:06Z No. of bitstreams: 1 TCC_Talyta Ribeiro dos Santos.pdf: 831020 bytes, checksum: 68f09e0ca09764d0b8c8cc9d24a60536 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leonardo Silva (leonardo.silva@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-10T18:34:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Talyta Ribeiro dos Santos.pdf: 831020 bytes, checksum: 68f09e0ca09764d0b8c8cc9d24a60536 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leonardo Silva (leonardo.silva@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-10T18:35:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Talyta Ribeiro dos Santos.pdf: 831020 bytes, checksum: 68f09e0ca09764d0b8c8cc9d24a60536 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-10T18:35:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Talyta Ribeiro dos Santos.pdf: 831020 bytes, checksum: 68f09e0ca09764d0b8c8cc9d24a60536 (MD5) Previous issue date: 2022-10-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAstronomypt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectStudentpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleA ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRINCÍPIOS PARA PENSAR A PRÁTICA EM SALA DE AULApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Talyta Santos.pdfTCAE, Ata de defesa e Artigo.811,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.