Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2947
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A LITERATURA, E O ENSINO APRNDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. OS BENEFÍCIOS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DE 05 ANOS |
Autor(es): | Ramos, Maria Aparecida Borges |
Primeiro Orientador: | Gutemberg, Jaqueline Souza |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo apresentar e analisar as contribuições que a Literatura proporciona por meio da Contação de História a Educação Infantil, especificamente para crianças de 05 anos. Sua contribuição é de suma importância para a construção do conhecimento da mesma, pois a ato de ouvir história está diretamente ligado com a formação da identidade e também com o desenvolvimento cognitivo dos alunos. O conto de fadas, por exemplo, desperta a curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve o pensamento, proporciona vivenciar várias emoções como medo, a alegria, a tristeza e angústias. Quando está prática de contar história é bem aproveitada pelos docentes, os resultados são muitos significativos na vida e na formação estudantil. O aspecto metodológico utilizou-se somente do estudo bibliográfico, e para maior aprimoramento buscou-se aprofundamento teórico como: Góes (1997), Rosing (2009), Coelho (2002), Abramovich (1997, p.17), entre outros. Palavras chaves: Literatura Infantil, Desenvolvimento e Cognitivo. |
Abstract: | This article aims to present and analyze the contributions that Literature provides through Storytelling to Early Childhood Education, specifically for children aged 05. His contribution is of paramount importance to the construction of knowledge of the same, because the act of listening to history is directly linked with the formation of identity and with the cognitive development of students. The fairy tale, for example, arouses curiosity, stimulates the imagination, develops thinking, and provides the experience of various emotions such as fear, joy, sadness and anguish. When teachers put this practice of storytelling to good use, the results are very significant in student life and education. The methodological aspect was used only from the bibliographic study, and for further improvement, theoretical deepening was sought, such as Góes (1997), Rosing (2009), Coelho (2002), Abramovich (1997, p.17), among others. Keywords: Children's Literature, Development and Cognitive. |
Palavras-chave: | Literatura Infantil Desenvolvimento Cognitivo |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Cristalina |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2947 |
Data do documento: | 25-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Maria Ramos.pdf | 353,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Maria Borges - Ata de Defesa e o TCAE.pdf | 234,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.