Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2947
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A LITERATURA, E O ENSINO APRNDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. OS BENEFÍCIOS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DE 05 ANOS
metadata.dc.creator: Ramos, Maria Aparecida Borges
metadata.dc.contributor.advisor1: Gutemberg, Jaqueline Souza
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar e analisar as contribuições que a Literatura proporciona por meio da Contação de História a Educação Infantil, especificamente para crianças de 05 anos. Sua contribuição é de suma importância para a construção do conhecimento da mesma, pois a ato de ouvir história está diretamente ligado com a formação da identidade e também com o desenvolvimento cognitivo dos alunos. O conto de fadas, por exemplo, desperta a curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve o pensamento, proporciona vivenciar várias emoções como medo, a alegria, a tristeza e angústias. Quando está prática de contar história é bem aproveitada pelos docentes, os resultados são muitos significativos na vida e na formação estudantil. O aspecto metodológico utilizou-se somente do estudo bibliográfico, e para maior aprimoramento buscou-se aprofundamento teórico como: Góes (1997), Rosing (2009), Coelho (2002), Abramovich (1997, p.17), entre outros. Palavras chaves: Literatura Infantil, Desenvolvimento e Cognitivo.
Abstract: This article aims to present and analyze the contributions that Literature provides through Storytelling to Early Childhood Education, specifically for children aged 05. His contribution is of paramount importance to the construction of knowledge of the same, because the act of listening to history is directly linked with the formation of identity and with the cognitive development of students. The fairy tale, for example, arouses curiosity, stimulates the imagination, develops thinking, and provides the experience of various emotions such as fear, joy, sadness and anguish. When teachers put this practice of storytelling to good use, the results are very significant in student life and education. The methodological aspect was used only from the bibliographic study, and for further improvement, theoretical deepening was sought, such as Góes (1997), Rosing (2009), Coelho (2002), Abramovich (1997, p.17), among others. Keywords: Children's Literature, Development and Cognitive.
Keywords: Literatura Infantil
Desenvolvimento
Cognitivo
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Cristalina
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2947
Issue Date: 25-Nov-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Maria Ramos.pdf353,86 kBAdobe PDFView/Open
Maria Borges - Ata de Defesa e o TCAE.pdf234,18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.