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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
metadata.dc.creator: Mendes, Wanessa de Souza Amaral
metadata.dc.contributor.advisor1: Benício, Edgar Ricardo
metadata.dc.contributor.referee1: Machado, José Henrique Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Lira, Adriana da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este artigo consiste em avaliar a prática docente relacionada à cultura inclusiva, compreendendo as dificuldades existentes em alunos com deficiência intelectual (DI) e constatando a importância de práticas pedagógicas adequadas, utilizando de meios lúdicos, com alunos do ensino regular de escolas públicas do ensino fundamental. O objetivo deste trabalho é pesquisar e entender o uso de técnicas pedagógicas específica para o aprendizado dos alunos com DI. É um estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa, descritivo e de natureza básica. Para as análises, uma busca feita na internet utilizando as plataformas do Google Acadêmico e Scielo, para artigos científicos publicados entre o ano de 2015 a 2022, com os descritores: práticas pedagógicas, deficiência intelectual e inclusão. Os resultados mostram a importância da formação continuada do professor e uso do lúdico para facilitar o processo de aprendizado dos alunos, principalmente, com DI. Conclui-se a necessidade de maiores investimentos na formação inicial e continuada dos professores.
Abstract: This article consists of evaluating the teaching practice related to inclusive culture, understanding the difficulties existing in these students and noting the importance of adequate pedagogical practices, using playful means, with students from regular education in public elementary schools. The objective of this work is to research and understand the use of specific pedagogical techniques for the learning of students with Intellectual Disabilities - ID. It is a bibliographic study, with a qualitative, descriptive and basic nature. For the analysis, an internet search using Google Scholar and Scielo platforms, for scientific articles published between the year 2015 to 2022, with the descriptors: pedagogical practices, intellectual disability and inclusion. The results show the importance of continuing teacher education and the use of play to facilitate the learning process of students, especially those with ID. It is concluded that there is a need for greater investments in the initial and continuing education of teachers.
Keywords: Práticas Pedagógicas
Deficiência Intelectual
Inclusão
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2946
Issue Date: 30-Sep-2022
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