Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2946
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Benício, Edgar Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5190158341527254pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, José Henrique Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613638157766770pt_BR
dc.contributor.referee2Lira, Adriana da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7267303191133079pt_BR
dc.creatorMendes, Wanessa de Souza Amaral-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4575439424557932pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-10T17:58:15Z-
dc.date.available2022-11-20-
dc.date.available2022-11-10T17:58:15Z-
dc.date.issued2022-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2946-
dc.description.abstractThis article consists of evaluating the teaching practice related to inclusive culture, understanding the difficulties existing in these students and noting the importance of adequate pedagogical practices, using playful means, with students from regular education in public elementary schools. The objective of this work is to research and understand the use of specific pedagogical techniques for the learning of students with Intellectual Disabilities - ID. It is a bibliographic study, with a qualitative, descriptive and basic nature. For the analysis, an internet search using Google Scholar and Scielo platforms, for scientific articles published between the year 2015 to 2022, with the descriptors: pedagogical practices, intellectual disability and inclusion. The results show the importance of continuing teacher education and the use of play to facilitate the learning process of students, especially those with ID. It is concluded that there is a need for greater investments in the initial and continuing education of teachers.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo consiste em avaliar a prática docente relacionada à cultura inclusiva, compreendendo as dificuldades existentes em alunos com deficiência intelectual (DI) e constatando a importância de práticas pedagógicas adequadas, utilizando de meios lúdicos, com alunos do ensino regular de escolas públicas do ensino fundamental. O objetivo deste trabalho é pesquisar e entender o uso de técnicas pedagógicas específica para o aprendizado dos alunos com DI. É um estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa, descritivo e de natureza básica. Para as análises, uma busca feita na internet utilizando as plataformas do Google Acadêmico e Scielo, para artigos científicos publicados entre o ano de 2015 a 2022, com os descritores: práticas pedagógicas, deficiência intelectual e inclusão. Os resultados mostram a importância da formação continuada do professor e uso do lúdico para facilitar o processo de aprendizado dos alunos, principalmente, com DI. Conclui-se a necessidade de maiores investimentos na formação inicial e continuada dos professores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Wanessa de Souza Amaral Mendes (wanessa.amaral@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-10T14:19:04Z No. of bitstreams: 3 Termo autorizacão.pdf: 394135 bytes, checksum: 7171937493fe4f7a9be83e1c72e142df (MD5) Ata de defesa.pdf: 154586 bytes, checksum: 0dbc108950045e8c329acee518d09664 (MD5) artigo_Wanessa Mendes.pdf: 866696 bytes, checksum: 634365f34cd0dbf794c568087c62024b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Julio Heber Camargo Silva (julio.heber@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-10T17:57:09Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Termo autorizacão.pdf: 394135 bytes, checksum: 7171937493fe4f7a9be83e1c72e142df (MD5) Ata de defesa.pdf: 154586 bytes, checksum: 0dbc108950045e8c329acee518d09664 (MD5) artigo_Wanessa Mendes.pdf: 866696 bytes, checksum: 634365f34cd0dbf794c568087c62024b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Julio Heber Camargo Silva (julio.heber@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-10T17:58:05Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Termo autorizacão.pdf: 394135 bytes, checksum: 7171937493fe4f7a9be83e1c72e142df (MD5) Ata de defesa.pdf: 154586 bytes, checksum: 0dbc108950045e8c329acee518d09664 (MD5) artigo_Wanessa Mendes.pdf: 866696 bytes, checksum: 634365f34cd0dbf794c568087c62024b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-10T17:58:15Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Termo autorizacão.pdf: 394135 bytes, checksum: 7171937493fe4f7a9be83e1c72e142df (MD5) Ata de defesa.pdf: 154586 bytes, checksum: 0dbc108950045e8c329acee518d09664 (MD5) artigo_Wanessa Mendes.pdf: 866696 bytes, checksum: 634365f34cd0dbf794c568087c62024b (MD5) Previous issue date: 2022-09-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectDeficiência Intelectualpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo autorizacão.pdfTCAE384,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa.pdfAta de defesa150,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
artigo_Wanessa Mendes.pdfTcc/Wanessa846,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.