Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2944
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL INTÉRPRETE JUNTO AO ALUNO SURDO EM SALA DE AULA
metadata.dc.creator: Sousa, Naides Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Lamonier, Elisângela Leles
metadata.dc.description.resumo: Tendo em vista que a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva é uma questão que envolve muitos questionamentos e necessita de muitos avanços para se tornar acessível e de qualidade, surgiu a inquietação e a necessidade em buscar conhecimentos sobre a atuação do profissional intérprete de LIBRAS no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos em sala de aula. O estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica científica com objetivo de conhecer as habilidades do profissional intérprete junto ao aluno surdo, baseando em MANTOAN 2003, SASSAKI (1997). Para isso, buscou analisar as leis que regulamenta a profissão do intérprete de LIBRAS, investigando dados a partir de materiais teóricos já existentes, buscando uma qualificação subjetiva, uma vez que o surdo está presente no ambiente escolar e um dos seus direitos é a presença do profissional tradutor e intérprete de Libras, para o melhor desenvolvimento do processo comunicativo e formativo do aluno surdo. Devido a isso, compreender o papel desse profissional e suas responsabilidades junto ao aluno surdo em sala de aula é de grande relevância e faz jus aos direitos a uma educação de qualidade com acessibilidade para todos em todos espaços sociais.
Abstract: In view of that Special Education from the Perspective of Inclusive Education is an issue that involves many questions and needs many advances to become accessible and of quality, there was the inquietude and the need to seek knowledge about the performance of the professional LIBRAS interpreter in the teaching process. and learning of deaf students in the classroom. The study was carried out through a professional scientific research with the objective of knowing the skills of the interpreter with the deaf student, based on MANTOAN 2003, SASSAKI (1997). For this, it was sought as laws that regulate the profession of the LIBRAS interpreter, investigating data from existing theoretical materials, seeking a qualification, since the deaf is present in the school environment and one of their rights is the presence of the professional translator and interpreter of Libras, for the better development of the communicative and formative process of the deaf student. Because of this, understanding the role of this professional and their responsibilities with the deaf student in the classroom is of big relevance and lives up to the rights to a quality education with accessibility for everyone in all social spaces.
Keywords: Educação Inclusiva.
Profissional Intérprete de LIBRAS
Aluno surdo
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2944
Issue Date: 8-Jan-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_ Naides Sousa.pdf231,69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.