Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2940
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: COMO O USO DAS TECNOLOGIAS PODE PROMOVER O APRENDIZADO NO ENSINO INFANTIL
metadata.dc.creator: Sampaio Carneiro, Beatriz
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigues, Raphaella
metadata.dc.contributor.referee1: Borges, Rosileila
metadata.dc.contributor.referee2: Reis, Ludiany
metadata.dc.description.resumo: A educação infantil é uma etapa muito importante dentre as fases educacionais, visto que nela, os alunos aprendem os primeiros conceitos educacionais necessários para o seu desenvolvimento social e humano. Sendo a escola um meio de transformação social, que faz com que o educando tenha condições de crescer de forma consciente, esta necessita de ferramentas para auxilie no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o uso das tecnologias tem se mostrado eficiente para o desenvolvimento de atividades com os alunos, visto que as crianças estão tendo contato com os recursos tecnológicos cada vez mais cedo, e, portanto, se habituam facilmente a essa realidade, melhorando a aprendizagem. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre como o uso dos recursos tecnológicos pode promover de maneira significativa e positiva o aprendizado no ensino infantil. A metodologia utilizada para realizar o estudo foi a pesquisa bibliográfica descritiva de caráter qualitativo, onde foi analisado materiais, como artigos, livros entre outras pesquisas já publicadas, que discutam a temática em questão. Como resultados, verifica-se que as tecnologias são uma realidade nas novas gerações, e estas podem beneficiar de modo significativo o processo de ensino-aprendizagem, tanto do ponto de vista dos alunos, quanto em relação ao trabalho dos professores.
Abstract: Early childhood education is a very important stage among the educational stages, since in it, students learn the first educational concepts necessary for their social and human development. As the school is a means of social transformation, which makes the student able to grow consciously, it needs tools to assist in the teaching-learning process. In this sense, the use of technologies has been shown to be efficient for the development of activities with students, since children are having contact with technological resources at an earlier age, and, therefore, they easily get used to this reality, improving learning. Thus, this research has the general objective of reflecting on how the use of technological resources can significantly and positively promote learning in early childhood education. The methodology used to carry out the study will be the descriptive bibliographic research of qualitative character, where it is intended to analyze materials, such as articles, books and other research already published, that discuss the subject in question. As preliminary results, technologies are a reality in the new generations, and these can significantly benefit the teaching-learning process, both from the students' point of view and in relation to the teachers' work.
Keywords: Aprendizado
Educação Infantil
Tecnologias da Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2940
Issue Date: 22-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo_BeatrizCarneiro.pdfTrabalho de Conclusão de Curso/Artigo Cientifico346,41 kBAdobe PDFView/Open
Anexo II Ata de Aprovação.pdfAta de Aprovação165,32 kBAdobe PDFView/Open
Termo de Ciência e Autorização.pdfTermo de Ciência e Autorização137,53 kBAdobe PDFView/Open
Anexo III - Termo de Responsabilidade.pdfTermo de Responsabilidade146,37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.