Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2939
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | DIFICULDADES NA GESTÃO ESCOLAR NO ENSINO REMOTO |
Autor(es): | Teles, Helida Kenny Kalinkia |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Raphaella de Abreu Magalhães |
Primeiro Membro da Banca: | Borges, Rosileila Divina |
Segundo Membro da Banca: | Reis, Ludiany Albino |
Resumo: | Marcado pela pandemia do Coronavírus – SARS – CoV – 2, o ano de 2020 acarretou entre outras mudanças, uma reviravolta na educação com a implementação do ensino remoto emergencial. Essas mudanças trouxeram junto a elas a necessidade em se encontrar meios de sanar as dificuldades do uso das tecnologias digitais na educação e escancarou uma realidade vivida por muitos alunos e educadores, a desigualdade social em questão da falta de acesso a uma rede de internet de qualidade e dispositivos necessários para sua utilização. Sendo assim, o principal objetivo da pesquisa foi discutir sobre as dificuldades vividas pelos gestores escolares na utilização de meio remoto para continuidade das aulas e refletir sobre as estratégias adotadas para evitar a desistência dos alunos motivada pela falta de acesso à internet. A metodologia escolhida foi a revisão bibliográfica em banco de dados de sites como Google acadêmico, Scopus, Scielo entre outros. Conclui-se assim que a crise pandêmica trouxe enormes obstáculos para a gestão escolar ao constatar que nossos profissionais da educação não estão familiarizados com o uso de computador e internet como recursos educacionais e tão pouco nossos alunos possuem acesso de qualidade a internet e dispositivos para utilizá-la, resultando em um ensino nada uniforme e deixando escancarada a desigualdade social de nosso país. |
Abstract: | Marked by the Coronavirus – SARS – CoV – 2 pandemic, the year 2020 brought, among other changes, a turnaround in education with the implementation of emergency remote teaching. These changes brought with them the need to find ways to solve the difficulties of using digital technologies in education and opened up a reality experienced by many students and educators, the social inequality in question of the lack of access to a quality internet network. and devices necessary for its use. Therefore, the main objective of the research was to discuss the difficulties experienced by school managers in the use of remote means to continue classes and reflect on the strategies adopted to avoid the dropout of students motivated by the lack of internet access. The methodology chosen was the bibliographic review in a database of sites such as Google academic, Scopus, Scielo, among others. It is thus concluded that the pandemic crisis has brought enormous obstacles to school management when it is found that our education professionals are not familiar with the use of computers and the internet as educational resources and neither do our students have quality access to the internet and devices to use them. it, resulting in a non-uniform teaching and leaving the social inequality of our country wide open. |
Palavras-chave: | Gestão Escolar Consequências da pandemia na educação Evasão escolar Ensino Remoto Emergencial |
Área do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2939 |
Data do documento: | 19-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ilovepdf_merged.pdf | artigo_Hélida Kenny Kalinkia Teles.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.