Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2939
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: DIFICULDADES NA GESTÃO ESCOLAR NO ENSINO REMOTO
metadata.dc.creator: Teles, Helida Kenny Kalinkia
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigues, Raphaella de Abreu Magalhães
metadata.dc.contributor.referee1: Borges, Rosileila Divina
metadata.dc.contributor.referee2: Reis, Ludiany Albino
metadata.dc.description.resumo: Marcado pela pandemia do Coronavírus – SARS – CoV – 2, o ano de 2020 acarretou entre outras mudanças, uma reviravolta na educação com a implementação do ensino remoto emergencial. Essas mudanças trouxeram junto a elas a necessidade em se encontrar meios de sanar as dificuldades do uso das tecnologias digitais na educação e escancarou uma realidade vivida por muitos alunos e educadores, a desigualdade social em questão da falta de acesso a uma rede de internet de qualidade e dispositivos necessários para sua utilização. Sendo assim, o principal objetivo da pesquisa foi discutir sobre as dificuldades vividas pelos gestores escolares na utilização de meio remoto para continuidade das aulas e refletir sobre as estratégias adotadas para evitar a desistência dos alunos motivada pela falta de acesso à internet. A metodologia escolhida foi a revisão bibliográfica em banco de dados de sites como Google acadêmico, Scopus, Scielo entre outros. Conclui-se assim que a crise pandêmica trouxe enormes obstáculos para a gestão escolar ao constatar que nossos profissionais da educação não estão familiarizados com o uso de computador e internet como recursos educacionais e tão pouco nossos alunos possuem acesso de qualidade a internet e dispositivos para utilizá-la, resultando em um ensino nada uniforme e deixando escancarada a desigualdade social de nosso país.
Abstract: Marked by the Coronavirus – SARS – CoV – 2 pandemic, the year 2020 brought, among other changes, a turnaround in education with the implementation of emergency remote teaching. These changes brought with them the need to find ways to solve the difficulties of using digital technologies in education and opened up a reality experienced by many students and educators, the social inequality in question of the lack of access to a quality internet network. and devices necessary for its use. Therefore, the main objective of the research was to discuss the difficulties experienced by school managers in the use of remote means to continue classes and reflect on the strategies adopted to avoid the dropout of students motivated by the lack of internet access. The methodology chosen was the bibliographic review in a database of sites such as Google academic, Scopus, Scielo, among others. It is thus concluded that the pandemic crisis has brought enormous obstacles to school management when it is found that our education professionals are not familiar with the use of computers and the internet as educational resources and neither do our students have quality access to the internet and devices to use them. it, resulting in a non-uniform teaching and leaving the social inequality of our country wide open.
Keywords: Gestão Escolar
Consequências da pandemia na educação
Evasão escolar
Ensino Remoto Emergencial
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2939
Issue Date: 19-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ilovepdf_merged.pdfartigo_Hélida Kenny Kalinkia Teles.pdf1,35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.