Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2939
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Raphaella de Abreu Magalhães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7397911787609992pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Rosileila Divina-
dc.contributor.referee2Reis, Ludiany Albino-
dc.creatorTeles, Helida Kenny Kalinkia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7139654080057500pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-10T15:57:59Z-
dc.date.available2022-11-09-
dc.date.available2022-11-10T15:57:59Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2939-
dc.description.abstractMarked by the Coronavirus – SARS – CoV – 2 pandemic, the year 2020 brought, among other changes, a turnaround in education with the implementation of emergency remote teaching. These changes brought with them the need to find ways to solve the difficulties of using digital technologies in education and opened up a reality experienced by many students and educators, the social inequality in question of the lack of access to a quality internet network. and devices necessary for its use. Therefore, the main objective of the research was to discuss the difficulties experienced by school managers in the use of remote means to continue classes and reflect on the strategies adopted to avoid the dropout of students motivated by the lack of internet access. The methodology chosen was the bibliographic review in a database of sites such as Google academic, Scopus, Scielo, among others. It is thus concluded that the pandemic crisis has brought enormous obstacles to school management when it is found that our education professionals are not familiar with the use of computers and the internet as educational resources and neither do our students have quality access to the internet and devices to use them. it, resulting in a non-uniform teaching and leaving the social inequality of our country wide open.pt_BR
dc.description.resumoMarcado pela pandemia do Coronavírus – SARS – CoV – 2, o ano de 2020 acarretou entre outras mudanças, uma reviravolta na educação com a implementação do ensino remoto emergencial. Essas mudanças trouxeram junto a elas a necessidade em se encontrar meios de sanar as dificuldades do uso das tecnologias digitais na educação e escancarou uma realidade vivida por muitos alunos e educadores, a desigualdade social em questão da falta de acesso a uma rede de internet de qualidade e dispositivos necessários para sua utilização. Sendo assim, o principal objetivo da pesquisa foi discutir sobre as dificuldades vividas pelos gestores escolares na utilização de meio remoto para continuidade das aulas e refletir sobre as estratégias adotadas para evitar a desistência dos alunos motivada pela falta de acesso à internet. A metodologia escolhida foi a revisão bibliográfica em banco de dados de sites como Google acadêmico, Scopus, Scielo entre outros. Conclui-se assim que a crise pandêmica trouxe enormes obstáculos para a gestão escolar ao constatar que nossos profissionais da educação não estão familiarizados com o uso de computador e internet como recursos educacionais e tão pouco nossos alunos possuem acesso de qualidade a internet e dispositivos para utilizá-la, resultando em um ensino nada uniforme e deixando escancarada a desigualdade social de nosso país.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Hélida Kenny Kalinkia Teles (helida.kenny@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-09T23:25:20Z No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged.pdf: 1380091 bytes, checksum: 74d5530a937b9ac719446071fd848ce5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Julio Heber Camargo Silva (julio.heber@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-10T15:48:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged.pdf: 1380091 bytes, checksum: 74d5530a937b9ac719446071fd848ce5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Julio Heber Camargo Silva (julio.heber@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-10T15:57:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged.pdf: 1380091 bytes, checksum: 74d5530a937b9ac719446071fd848ce5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-10T15:57:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged.pdf: 1380091 bytes, checksum: 74d5530a937b9ac719446071fd848ce5 (MD5) Previous issue date: 2022-10-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectConsequências da pandemia na educaçãopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleDIFICULDADES NA GESTÃO ESCOLAR NO ENSINO REMOTOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ilovepdf_merged.pdfartigo_Hélida Kenny Kalinkia Teles.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.