Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2938
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
metadata.dc.creator: | Dantas, Yêda Souza |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Oliveira, Gustavo Andrade |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo explora o processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com o objetivo de analisar como as práticas educacionais inclusivas vêm sendo utilizadas e quais os obstáculos em incluir alunos com TEA no ensino regular, e ainda discutir sobre a falta de capacitação dos educadores no planejamento escolar inclusivo. A metodologia utilizada para elaboração da pesquisa foi a abordagem qualitativa através de levantamento bibliográfico de artigos disponíveis em sites como Google Acadêmico e Scielo, onde os resultados obtidos evidenciam grande dificuldade dos educadores em receber alunos com TEA no ensino regular, reafirmando a importância da busca por uma formação continuada e da necessidade de adaptação do planejamento escolar para que se utilizem métodos e recursos adequados para uma educação de qualidade aos alunos dispondo de metodologias e atividades apropriadas para o processo de ensino-aprendizagem de todos. |
Abstract: | This article explores the process of inclusion of students with Autism Spectrum Disorder in the early years of Elementary School, with the objective of analyzing how inclusive educational practices have been used and what are the obstacles in including students with ASD in regular education, and also discuss the lack of training of educators in inclusive school planning. The methodology used for the elaboration of the research was the qualitative approach through a bibliographic survey of articles available on sites such as Google Scholar and Scielo, where the results obtained show great difficulty for educators in receiving students with ASD in regular education, reaffirming the importance of the search for continuing education and the need to adapt school planning so that adequate methods and resources are used for quality education for students, with appropriate methodologies and activities for everyone's teaching-learning process. |
Keywords: | Inclusão escolar. Ensino fundamental inclusivo Transtorno do espectro autista no processo educativo |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Iporá |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2938 |
Issue Date: | 26-Oct-2022 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_ Yeda Dantas Souza .pdf | 722,12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.