Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2930
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: BRINCADEIRAS: USOS E POTENCIALIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Ribeiro, Leocandida Rego
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Luciane Nunes
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem a intenção de refletir sobre a importância das brincadeiras na Educação Infantil para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Visando identificar as potencialidades do seu uso no ambiente escolar, assim como quais possibilidades podem promover para o desenvolvimento integral das mesmas, uma vez que muitos pais consideram que as brincadeiras na Educação Infantil são uma perda de tempo para o desenvolvimento das crianças. E para analisar essa questão fora realizada uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como: Kishimoto (2002), Friedmann (1996), Salles e Faria (2007), entre outros que tratam do assunto. A pesquisa se constitui com uma abordagem qualitativa, de natureza básica e do tipo exploratória. Promover uma aprendizagem na Educação Infantil de forma lúdica por meio das brincadeiras, favorece o desenvolvimento integral das crianças, além de fazer com que se execute uma educação significativa, pois a brincadeira é sua principal atividade. É por meio das brincadeiras que elas exploram, conhecem e vivenciam experiências de vida fundamentais ao seu desenvolvimento e entendimento do funcionamento do mundo no qual estão inseridas.
Abstract: This article intends to reflect on the importance of games in Early Childhood Education for the development and learning of children. Aiming to identify the potential of its use in the school environment, as well as what possibilities they can promote for their integral development, since many parents consider that playing in Early Childhood Education is a waste of time for the development of children. And to analyze this question, a bibliographic research was carried out, based on authors such as: Kishimoto (2002), Friedmann (1996), Salles and Faria (2007), among others who deal with the subject. The research is constituted with a qualitative approach, of a basic nature and of an exploratory type. Promoting learning in Early Childhood Education in a playful way through play, favors the integral development of children, in addition to making a meaningful education run, since play is its main activity. It is through play that they explore, get to know and experience life experiences that are fundamental to their development and understanding of the functioning of the world in which they are inserted.
Keywords: Educação Infantil
Brincadeiras
Desenvolvimento integral da criança
Early Childhood Education
Toys
Comprehensive child development.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2930
Issue Date: 24-Sep-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Leocandida Ribeiro.pdf750,66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.