Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2930
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | BRINCADEIRAS: USOS E POTENCIALIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Autor(es): | Ribeiro, Leocandida Rego |
Primeiro Orientador: | Ribeiro, Luciane Nunes |
Resumo: | O presente artigo tem a intenção de refletir sobre a importância das brincadeiras na Educação Infantil para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Visando identificar as potencialidades do seu uso no ambiente escolar, assim como quais possibilidades podem promover para o desenvolvimento integral das mesmas, uma vez que muitos pais consideram que as brincadeiras na Educação Infantil são uma perda de tempo para o desenvolvimento das crianças. E para analisar essa questão fora realizada uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como: Kishimoto (2002), Friedmann (1996), Salles e Faria (2007), entre outros que tratam do assunto. A pesquisa se constitui com uma abordagem qualitativa, de natureza básica e do tipo exploratória. Promover uma aprendizagem na Educação Infantil de forma lúdica por meio das brincadeiras, favorece o desenvolvimento integral das crianças, além de fazer com que se execute uma educação significativa, pois a brincadeira é sua principal atividade. É por meio das brincadeiras que elas exploram, conhecem e vivenciam experiências de vida fundamentais ao seu desenvolvimento e entendimento do funcionamento do mundo no qual estão inseridas. |
Abstract: | This article intends to reflect on the importance of games in Early Childhood Education for the development and learning of children. Aiming to identify the potential of its use in the school environment, as well as what possibilities they can promote for their integral development, since many parents consider that playing in Early Childhood Education is a waste of time for the development of children. And to analyze this question, a bibliographic research was carried out, based on authors such as: Kishimoto (2002), Friedmann (1996), Salles and Faria (2007), among others who deal with the subject. The research is constituted with a qualitative approach, of a basic nature and of an exploratory type. Promoting learning in Early Childhood Education in a playful way through play, favors the integral development of children, in addition to making a meaningful education run, since play is its main activity. It is through play that they explore, get to know and experience life experiences that are fundamental to their development and understanding of the functioning of the world in which they are inserted. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Brincadeiras Desenvolvimento integral da criança Early Childhood Education Toys Comprehensive child development. |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Hidrolândia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2930 |
Data do documento: | 24-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Leocandida Ribeiro.pdf | 750,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.