Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2930
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Luciane Nunes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2802747011364724 | pt_BR |
dc.creator | Ribeiro, Leocandida Rego | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7415265383117159 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-09T10:54:52Z | - |
dc.date.available | 2022-11-04 | - |
dc.date.available | 2022-11-09T10:54:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2930 | - |
dc.description.abstract | This article intends to reflect on the importance of games in Early Childhood Education for the development and learning of children. Aiming to identify the potential of its use in the school environment, as well as what possibilities they can promote for their integral development, since many parents consider that playing in Early Childhood Education is a waste of time for the development of children. And to analyze this question, a bibliographic research was carried out, based on authors such as: Kishimoto (2002), Friedmann (1996), Salles and Faria (2007), among others who deal with the subject. The research is constituted with a qualitative approach, of a basic nature and of an exploratory type. Promoting learning in Early Childhood Education in a playful way through play, favors the integral development of children, in addition to making a meaningful education run, since play is its main activity. It is through play that they explore, get to know and experience life experiences that are fundamental to their development and understanding of the functioning of the world in which they are inserted. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem a intenção de refletir sobre a importância das brincadeiras na Educação Infantil para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Visando identificar as potencialidades do seu uso no ambiente escolar, assim como quais possibilidades podem promover para o desenvolvimento integral das mesmas, uma vez que muitos pais consideram que as brincadeiras na Educação Infantil são uma perda de tempo para o desenvolvimento das crianças. E para analisar essa questão fora realizada uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como: Kishimoto (2002), Friedmann (1996), Salles e Faria (2007), entre outros que tratam do assunto. A pesquisa se constitui com uma abordagem qualitativa, de natureza básica e do tipo exploratória. Promover uma aprendizagem na Educação Infantil de forma lúdica por meio das brincadeiras, favorece o desenvolvimento integral das crianças, além de fazer com que se execute uma educação significativa, pois a brincadeira é sua principal atividade. É por meio das brincadeiras que elas exploram, conhecem e vivenciam experiências de vida fundamentais ao seu desenvolvimento e entendimento do funcionamento do mundo no qual estão inseridas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Leocandida Rego Ribeiro (leocandida.ribeiro@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-03T13:59:15Z No. of bitstreams: 1 TCC - Repositório - Leocandida Rego Ribeiro.pdf: 682735 bytes, checksum: 2476c8d742e8f7180d3e858e17046358 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br), reason: Boa noite Leocandida, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação. Assim que o TCAE e a ATA de defesa estiverem assinados e anexados ao trabalho, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-11-04T00:43:06Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Leocandida Rego Ribeiro (leocandida.ribeiro@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-04T19:45:58Z No. of bitstreams: 1 TCC - Repositório - Leocandida Rego Ribeiro.pdf: 768677 bytes, checksum: f2dcfc88a57f6351cdbb73602e1769a8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Itala Moreira Alves (itala.moreira@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-09T10:52:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Repositório - Leocandida Rego Ribeiro.pdf: 768677 bytes, checksum: f2dcfc88a57f6351cdbb73602e1769a8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Itala Moreira Alves (itala.moreira@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-09T10:52:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Repositório - Leocandida Rego Ribeiro.pdf: 768677 bytes, checksum: f2dcfc88a57f6351cdbb73602e1769a8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-09T10:54:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Repositório - Leocandida Rego Ribeiro.pdf: 768677 bytes, checksum: f2dcfc88a57f6351cdbb73602e1769a8 (MD5) Previous issue date: 2022-09-24 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Hidrolândia | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento integral da criança | pt_BR |
dc.subject | Early Childhood Education | pt_BR |
dc.subject | Toys | pt_BR |
dc.subject | Comprehensive child development. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | BRINCADEIRAS: USOS E POTENCIALIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Leocandida Ribeiro.pdf | 750,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.