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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DO MÉTODO FÔNICO
Autor(es): Marttins, Leilamar L. S.
Primeiro Orientador: Magalhães, Raphaella R.A;Rodrigues
Resumo: Em observações às práticas de alfabetização e métodos empregados, ao refletirem sobre a aprendizagem dos alunos vem mostrando resultados abaixo do esperado, comprovando –se nas avaliações nacionais. Desse modo, a presente pesquisa Justificou-se pela necessidade de encontrar um método que venha de encontro atender as demandas de uma nova sociedade que visa alfabetização e letramento de modo conjunto e homologada em 2017 surgiu a BNCC, um documento normativo e que embora não estabeleça um método de alfabetização, privilegia características fonológicas vindas do método fônico, nesse contexto, a presente pesquisa objetivou compreender como ocorre o processo de alfabetização por meio do método fônico, bem como descobrir se o mesmo favorece os eventos de letramento. Nesse sentido, visando compreender o tema de pesquisa, foi delimitado os seguintes objetivos específicos: Distinguir alfabetização e letramento; Identificar como a utilização do método fônico pode influenciar no processo da escrita e leitura e Identificar a relevância do método fônico no processo de alfabetização e letramento. Partiu de uma abordagem qualitativa, sendo de natureza básica, exploratória e do tipo bibliográfica que por meio do google acadêmico utilizou-se de diferentes textos, livros, monografias, dissertações e/ou teses no qual se fez um levantamento teórico para melhor compreensão do tema da pesquisa. Concluindo-se que alfabetização e letramento são processos distintos porém indissociáveis, sendo relevante a utilização do método fônico nas redes de ensino enquanto alternativa importante nos processos de alfabetização e letramento.
Abstract: In observations the practices of literacy and methods employed, when reflecting about student learning, have been showing results below expectations, proven as shown the national tests. This, the present research was justified by the necessarie to find a method that will meet the demands of a new society that seing literacy and literancy together and homologated in 2017 came the BNCC, a normative document and that all though don’t organize a method of literacy, the prevous characteristics coming from the phonics method, in this context, this research to understand how the literacy process literancy of the method phonic, good whith descover if the same events is favorite for literancy. In this sense, seing to understand the type of search, has demilited the specific objetic: to distinguish literacy and lietracy; to identify how use of the method phonic can influence the process of writing and reading; And identific the relevance of the method phonic of literancy and literancy.It started from a approach, being of a natural basic, exploratory and the type bibliographic, which, by means of academic google search, used different texts, books, monographs, dissertations and/or theses in which a theoretical survey was made for a better understanding of the tittle of the research. Concluding that literacy and literacy are the diferent process but inseparable, and the is relevant of the method phonic on education networks an important alternative in the literacy and literacy processes.
Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Método Fônico.
Phonico. Literacy. Method phonic
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2929
Data do documento: 19-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

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