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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: VALORIZAÇÃO HISTÓRICO CULTURAL DE ARAGARÇAS-GO
metadata.dc.creator: Silva, Paula Rossana Alves da
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem o objetivo de compreender as contribuições da Educação Patrimonial no processo de ensino e aprendizagem que abrange a Educação Infantil e o Ensino Fundamental (anos iniciais), a fim de que seja resgatada, preservada e valorizada a história de Aragarças-GO. Para tanto, utilizou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica e análise qualitativa, sendo selecionadas publicações de autores como Diniz (2016); Tolentino (2013); Barbosa et al., (2019); Franco et al., (2015); Arroyo (2005); Gazzóla (2009); John (2012); Martins (2015); às contribuições dos teóricos Wallon e Vygotsky; documentos normativos como a Constituição Federal 1988; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, Lei n 9.394/96); a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), dentre outros, que fizeram as ponderações necessárias para a contextualização do quadro referencial. Os resultados e discussão apresentaram as ideias e fixação essenciais que responderam ao problema elencado. E por fim, as considerações finais que apontam a importância da Educação Patrimonial na Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais) como eixo norteador para o resgate, preservação e valorização histórico cultural do município de Aragarças-GO. Contudo essa riqueza histórico cultural não é amplamente explorada pelas instituições de ensino do município, mesmo tendo a previsão na Proposta Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.
Abstract: This article aims to understand the contributions of Heritage Education in the teaching and learning process that covers Early Childhood Education and Elementary School (initial years), so that the history of Aragarças-GO is rescued, preserved, and valued. To this end, the methodology of bibliographic research and qualitative analysis was used, with publications by authors such as Diniz (2016); Tolentino (2013); Barbosa et al., (2019); Franco et al., (2015); Arroyo (2005); Gazzola (2009); John (2012); Martins (2015); the contributions of the theorists Wallon and Vygotsky; normative documents such as the Federal Constitution 1988; Law on National Education Guidelines and Bases (LDBEN, Law n. 9,394/96); the National Curricular Common Base (BNCC, 2018), among others, which made the necessary considerations for the contextualization of the referential framework. The results and discussion presented the essential ideas and fixation that responded to the problem listed. And finally, the final considerations that point out the importance of Heritage Education in Early Childhood Education and Elementary School (initial years) as a guiding axis for the rescue, preservation, and cultural historical valorization of the city of Aragarças-GO. However, this cultural historical richness is not widely explored by the educational institutions in the city, even having the forecast in the Pedagogical Proposal of the Department of Education in the city.
Keywords: Aragarças-GO. Educação Infantil. Ensino Fundamental. Educação Patrimonial.
Aragarças-GO , Child education , Elementary School, Heritage Education.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2926
Issue Date: 8-Nov-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

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