Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2926
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Paula Rossana Alves da-
dc.date.accessioned2022-11-08T21:42:42Z-
dc.date.available2022-11-08-
dc.date.available2022-11-08T21:42:42Z-
dc.date.issued2022-11-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2926-
dc.description.abstractThis article aims to understand the contributions of Heritage Education in the teaching and learning process that covers Early Childhood Education and Elementary School (initial years), so that the history of Aragarças-GO is rescued, preserved, and valued. To this end, the methodology of bibliographic research and qualitative analysis was used, with publications by authors such as Diniz (2016); Tolentino (2013); Barbosa et al., (2019); Franco et al., (2015); Arroyo (2005); Gazzola (2009); John (2012); Martins (2015); the contributions of the theorists Wallon and Vygotsky; normative documents such as the Federal Constitution 1988; Law on National Education Guidelines and Bases (LDBEN, Law n. 9,394/96); the National Curricular Common Base (BNCC, 2018), among others, which made the necessary considerations for the contextualization of the referential framework. The results and discussion presented the essential ideas and fixation that responded to the problem listed. And finally, the final considerations that point out the importance of Heritage Education in Early Childhood Education and Elementary School (initial years) as a guiding axis for the rescue, preservation, and cultural historical valorization of the city of Aragarças-GO. However, this cultural historical richness is not widely explored by the educational institutions in the city, even having the forecast in the Pedagogical Proposal of the Department of Education in the city.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem o objetivo de compreender as contribuições da Educação Patrimonial no processo de ensino e aprendizagem que abrange a Educação Infantil e o Ensino Fundamental (anos iniciais), a fim de que seja resgatada, preservada e valorizada a história de Aragarças-GO. Para tanto, utilizou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica e análise qualitativa, sendo selecionadas publicações de autores como Diniz (2016); Tolentino (2013); Barbosa et al., (2019); Franco et al., (2015); Arroyo (2005); Gazzóla (2009); John (2012); Martins (2015); às contribuições dos teóricos Wallon e Vygotsky; documentos normativos como a Constituição Federal 1988; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, Lei n 9.394/96); a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), dentre outros, que fizeram as ponderações necessárias para a contextualização do quadro referencial. Os resultados e discussão apresentaram as ideias e fixação essenciais que responderam ao problema elencado. E por fim, as considerações finais que apontam a importância da Educação Patrimonial na Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais) como eixo norteador para o resgate, preservação e valorização histórico cultural do município de Aragarças-GO. Contudo essa riqueza histórico cultural não é amplamente explorada pelas instituições de ensino do município, mesmo tendo a previsão na Proposta Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Paula Rossana Alves da Silva (paula.rossana@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-08T17:27:35Z No. of bitstreams: 1 PAULA ROSSANA ALVES DA SILVA TCC E DOCUMENTOS.pdf: 1521019 bytes, checksum: 8997a01601c35f5c90f7627687775473 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-08T21:42:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PAULA ROSSANA ALVES DA SILVA TCC E DOCUMENTOS.pdf: 1521019 bytes, checksum: 8997a01601c35f5c90f7627687775473 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-08T21:42:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PAULA ROSSANA ALVES DA SILVA TCC E DOCUMENTOS.pdf: 1521019 bytes, checksum: 8997a01601c35f5c90f7627687775473 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-08T21:42:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PAULA ROSSANA ALVES DA SILVA TCC E DOCUMENTOS.pdf: 1521019 bytes, checksum: 8997a01601c35f5c90f7627687775473 (MD5) Previous issue date: 2022-11-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.ispartofEDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: VALORIZAÇÃO HISTÓRICO CULTURAL DE ARAGARÇAS-GOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAragarças-GO. Educação Infantil. Ensino Fundamental. Educação Patrimonial.pt_BR
dc.subjectAragarças-GO , Child education , Elementary School, Heritage Education.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: VALORIZAÇÃO HISTÓRICO CULTURAL DE ARAGARÇAS-GOpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULA ROSSANA ALVES DA SILVA TCC E DOCUMENTOS.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.