Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2924
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: USO DO LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Other Titles: USE OF PLAYING IN THE LITERACY OF 1ST YEAR STUDENTS OF ELEMENTARY SCHOOL
metadata.dc.creator: Cardoso, Alisson Kemps
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Luciane Nunes
metadata.dc.contributor.referee1: Paula, Marcos Vinícius Guimarães de
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Lucimara Cristina
metadata.dc.description.resumo: O presente texto trata-se de uma pesquisa sobre o uso do lúdico na alfabetização de alunos de 1º ano do Ensino Fundamental. Pretende analisar se é possível afirmar que os brinquedos assumem um papel importante na vida de uma criança e que ao brincar as crianças estabelecem uma relação simbólica com o mundo e com o meio ao qual encontra-se inserida. O objetivo geral do texto é analisar de que forma a ludicidade está inserida no processo de ensino-aprendizagem em alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental, por meio de uma pesquisa exploratória, no sentido de identificar e descrever a concepção de ludicidade. Tem também a intenção de compreender o trabalho pedagógico envolvendo o lúdico. E pretende-se ainda refletir sobre a prática da ludicidade na aprendizagem de crianças do 1º Ano do Ensino Fundamental, pontuando as potencialidades, discutir sobre a importância da utilização da ludicidade na alfabetização e letramento de crianças no 1º Ano do Ensino Fundamental para conscientizar profissionais que atuam na área e investigar sobre a importância das brincadeiras como finalidade para atingir objetivos escolares.
Abstract: The present text is a research on the use of ludic in the literacy of students of the 1st year of Elementary School. It intends to analyze whether it is possible to say that toys play an important role in a child's life and that when playing, children establish a symbolic relationship with the world and with the environment in which they are inserted. The general objective of the text is to analyze how playfulness is inserted in the teaching-learning process in students of the 1st Year of Elementary School, through an exploratory research, in order to identify and describe the concept of playfulness. It also intends to understand the pedagogical work involving the ludic. And it is also intended to reflect on the practice of playfulness in the learning of children in the 1st Year of Elementary School, punctuating the potential, discuss the importance of using playfulness in literacy and literacy of children in the 1st Year of Elementary School to raise awareness of professionals who work in the area and investigate the importance of games as a purpose to achieve school goals.
Keywords: Lúdico
Alfabetização
Brincar
Brinquedo
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2924
Issue Date: 24-Sep-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo_Alisson Kemps.pdf150,63 kBAdobe PDFView/Open
TCAE.pdf151,23 kBAdobe PDFView/Open
ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO - Alisson Kemps Cardoso.pdf192,18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.