Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2924
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Luciane Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2802747011364724pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Marcos Vinícius Guimarães de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3312559284732501pt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Lucimara Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6525196861161359pt_BR
dc.creatorCardoso, Alisson Kemps-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9205294122354806pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-08T21:17:25Z-
dc.date.available2022-11-15-
dc.date.available2022-11-08T21:17:25Z-
dc.date.issued2022-09-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2924-
dc.description.abstractThe present text is a research on the use of ludic in the literacy of students of the 1st year of Elementary School. It intends to analyze whether it is possible to say that toys play an important role in a child's life and that when playing, children establish a symbolic relationship with the world and with the environment in which they are inserted. The general objective of the text is to analyze how playfulness is inserted in the teaching-learning process in students of the 1st Year of Elementary School, through an exploratory research, in order to identify and describe the concept of playfulness. It also intends to understand the pedagogical work involving the ludic. And it is also intended to reflect on the practice of playfulness in the learning of children in the 1st Year of Elementary School, punctuating the potential, discuss the importance of using playfulness in literacy and literacy of children in the 1st Year of Elementary School to raise awareness of professionals who work in the area and investigate the importance of games as a purpose to achieve school goals.pt_BR
dc.description.resumoO presente texto trata-se de uma pesquisa sobre o uso do lúdico na alfabetização de alunos de 1º ano do Ensino Fundamental. Pretende analisar se é possível afirmar que os brinquedos assumem um papel importante na vida de uma criança e que ao brincar as crianças estabelecem uma relação simbólica com o mundo e com o meio ao qual encontra-se inserida. O objetivo geral do texto é analisar de que forma a ludicidade está inserida no processo de ensino-aprendizagem em alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental, por meio de uma pesquisa exploratória, no sentido de identificar e descrever a concepção de ludicidade. Tem também a intenção de compreender o trabalho pedagógico envolvendo o lúdico. E pretende-se ainda refletir sobre a prática da ludicidade na aprendizagem de crianças do 1º Ano do Ensino Fundamental, pontuando as potencialidades, discutir sobre a importância da utilização da ludicidade na alfabetização e letramento de crianças no 1º Ano do Ensino Fundamental para conscientizar profissionais que atuam na área e investigar sobre a importância das brincadeiras como finalidade para atingir objetivos escolares.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alisson Kemps Cardoso (alisson.kemps@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-08T16:42:08Z No. of bitstreams: 3 artigo_Alisson Kemps.pdf: 154243 bytes, checksum: 9aa12453e777c9e5150990b2fea05ada (MD5) TCAE.pdf: 154860 bytes, checksum: 0bebbf01225b4a08d54127a0adcfbb9f (MD5) ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO - Alisson Kemps Cardoso.pdf: 196793 bytes, checksum: bca3886a0b9d2f0c9c963d516bf6af6e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-08T21:17:11Z (GMT) No. of bitstreams: 3 artigo_Alisson Kemps.pdf: 154243 bytes, checksum: 9aa12453e777c9e5150990b2fea05ada (MD5) TCAE.pdf: 154860 bytes, checksum: 0bebbf01225b4a08d54127a0adcfbb9f (MD5) ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO - Alisson Kemps Cardoso.pdf: 196793 bytes, checksum: bca3886a0b9d2f0c9c963d516bf6af6e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-08T21:17:17Z (GMT) No. of bitstreams: 3 artigo_Alisson Kemps.pdf: 154243 bytes, checksum: 9aa12453e777c9e5150990b2fea05ada (MD5) TCAE.pdf: 154860 bytes, checksum: 0bebbf01225b4a08d54127a0adcfbb9f (MD5) ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO - Alisson Kemps Cardoso.pdf: 196793 bytes, checksum: bca3886a0b9d2f0c9c963d516bf6af6e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-08T21:17:25Z (GMT). No. of bitstreams: 3 artigo_Alisson Kemps.pdf: 154243 bytes, checksum: 9aa12453e777c9e5150990b2fea05ada (MD5) TCAE.pdf: 154860 bytes, checksum: 0bebbf01225b4a08d54127a0adcfbb9f (MD5) ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO - Alisson Kemps Cardoso.pdf: 196793 bytes, checksum: bca3886a0b9d2f0c9c963d516bf6af6e (MD5) Previous issue date: 2022-09-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectBrinquedopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleUSO DO LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.title.alternativeUSE OF PLAYING IN THE LITERACY OF 1ST YEAR STUDENTS OF ELEMENTARY SCHOOLpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo_Alisson Kemps.pdf150,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE.pdf151,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO - Alisson Kemps Cardoso.pdf192,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.