Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2923
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O PAPEL DA ESCOLA E DA FAMÍLIA NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA: POLÍTICAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ARAGARÇAS - GO |
Autor(es): | Silva, Lidiane Alves da |
Primeiro Orientador: | Cardoso, Josiane Moreira |
Primeiro Membro da Banca: | Silva, Altina Abadia da |
Segundo Membro da Banca: | Firmino, Janaina Karla Pereira da Silva Rodrigues |
Resumo: | O presente artigo tem o objetivo compreender o papel social da escola e da família na formação de cidadãos conscientes e participativos, com um olhar voltado para o município de Aragarças-GO. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, análise qualitativa e o método dedutivo, tendo como aportes teóricos Cury (2002); Cury (2008); Dal Ri (2010); Dessen e Polonia (2007); Monteiro e Castro (2008); Silva e Cardoso (2018); Silva et al., (2011); Saviani (2008); e legislações como Constituição Federal de 1988; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei n. 8.069/90); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei n. 9.394/96); Leis Municipais (2001), dentre outras, que contribuíram para a sistematização das informações. Os resultados e discussão pontuam as bases legais e as concepções teóricas sobre o pleno exercício da cidadania, e a importância da família e da escola para esse processo. As considerações finais destacam que são nas instituições escolares e familiares que as crianças desfrutam de diversas interações e experiências que tem o poder de transformar, moldar e formar o ser humano crítico, livre, político, democrático, participativo, criativo, curioso e capaz de respeitar a diversidade na sociedade. |
Abstract: | This article aims to understand the social role of the school and the family in the formation of conscious and participatory citizens, with a view to the city of Aragarças-GO. The methodology used was bibliographic research, qualitative analysis and the deductive method, having as theoretical contributions Cury (2002); Cury (2008); Dal Ri (2010); Dessen and Polonia (2007); Monteiro e Castro (2008); Silva e Cardoso (2018); Silva et al., (2011); Saviani (2008); and legislations such as the Federal Constitution of 1988; Children and Adolescents Statute (ECA, Law n. 8069/90); Law on National Education Guidelines and Bases (LDB, Law n. 9,394/96); Municipal Laws (2001), among others, which contributed to the systematization of information. The results and discussion point out the legal bases and the theoretical conceptions about the full exercise of citizenship, and the importance of the family and the school for this process. The final considerations highlight that it is in school and family institutions that children enjoy several interactions and experiences that have the power to transform, shape and form critical, free, political, democratic, participatory, creative, curious and capable human beings, being able to respect the diversity in society. |
Palavras-chave: | Escola. Cidadania. Políticas Públicas. Aragarças-GO. School. Citizenship. Public Policy. Aragarças-GO. |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Iporá |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2923 |
Data do documento: | 20-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lidiane Alves da Silva Documentos e Artigo.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.