Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2923
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cardoso, Josiane Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5102187652909256pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Altina Abadia da-
dc.contributor.referee2Firmino, Janaina Karla Pereira da Silva Rodrigues-
dc.creatorSilva, Lidiane Alves da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0899451380443295pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-08T16:30:21Z-
dc.date.available2022-11-08-
dc.date.available2022-11-08T16:30:21Z-
dc.date.issued2022-10-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2923-
dc.description.abstractThis article aims to understand the social role of the school and the family in the formation of conscious and participatory citizens, with a view to the city of Aragarças-GO. The methodology used was bibliographic research, qualitative analysis and the deductive method, having as theoretical contributions Cury (2002); Cury (2008); Dal Ri (2010); Dessen and Polonia (2007); Monteiro e Castro (2008); Silva e Cardoso (2018); Silva et al., (2011); Saviani (2008); and legislations such as the Federal Constitution of 1988; Children and Adolescents Statute (ECA, Law n. 8069/90); Law on National Education Guidelines and Bases (LDB, Law n. 9,394/96); Municipal Laws (2001), among others, which contributed to the systematization of information. The results and discussion point out the legal bases and the theoretical conceptions about the full exercise of citizenship, and the importance of the family and the school for this process. The final considerations highlight that it is in school and family institutions that children enjoy several interactions and experiences that have the power to transform, shape and form critical, free, political, democratic, participatory, creative, curious and capable human beings, being able to respect the diversity in society.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem o objetivo compreender o papel social da escola e da família na formação de cidadãos conscientes e participativos, com um olhar voltado para o município de Aragarças-GO. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, análise qualitativa e o método dedutivo, tendo como aportes teóricos Cury (2002); Cury (2008); Dal Ri (2010); Dessen e Polonia (2007); Monteiro e Castro (2008); Silva e Cardoso (2018); Silva et al., (2011); Saviani (2008); e legislações como Constituição Federal de 1988; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei n. 8.069/90); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei n. 9.394/96); Leis Municipais (2001), dentre outras, que contribuíram para a sistematização das informações. Os resultados e discussão pontuam as bases legais e as concepções teóricas sobre o pleno exercício da cidadania, e a importância da família e da escola para esse processo. As considerações finais destacam que são nas instituições escolares e familiares que as crianças desfrutam de diversas interações e experiências que tem o poder de transformar, moldar e formar o ser humano crítico, livre, político, democrático, participativo, criativo, curioso e capaz de respeitar a diversidade na sociedade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lidiane Alves da Silva (lidiane.alves@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-08T15:56:37Z No. of bitstreams: 1 Lidiane Alves da Silva Documentos e Artigo.pdf: 1430602 bytes, checksum: fd0efe0f7f9958fbe6ccb01acb7ed126 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-08T16:30:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Lidiane Alves da Silva Documentos e Artigo.pdf: 1430602 bytes, checksum: fd0efe0f7f9958fbe6ccb01acb7ed126 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-08T16:30:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Lidiane Alves da Silva Documentos e Artigo.pdf: 1430602 bytes, checksum: fd0efe0f7f9958fbe6ccb01acb7ed126 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-08T16:30:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lidiane Alves da Silva Documentos e Artigo.pdf: 1430602 bytes, checksum: fd0efe0f7f9958fbe6ccb01acb7ed126 (MD5) Previous issue date: 2022-10-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola. Cidadania. Políticas Públicas. Aragarças-GO.pt_BR
dc.subjectSchool. Citizenship. Public Policy. Aragarças-GO.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO PAPEL DA ESCOLA E DA FAMÍLIA NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA: POLÍTICAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ARAGARÇAS - GOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lidiane Alves da Silva Documentos e Artigo.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.