Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2921
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AS TDICs COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Rego, Ana Paula dos Santos
Primeiro Orientador: Martins, Pollyany Pereira
Primeiro Membro da Banca: Coelho, Fares Frades
Segundo Membro da Banca: Carvalho, Rennio Cesar de Souza
Resumo: O presente artigo traz uma abordagem discursiva e conceitual de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), enquanto uma ferramenta e recurso didático alternativo para o ensino e alfabetização de crianças a partir da educação infantil. Teve-se como objetivo para a produção do texto, apresentar a importância destas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Destacamos, que os resultados obtidos são resultantes de técnica de revisão de material bibliográfico, cujo procedimentos se deram pela seleção de textos digitais, e-books a partir de palavras chaves inseridas em buscas sendo: TDICs e TICs na educação, Tecnologias Digitais no ensino, Tecnologias na educação infantil. E livros impressos de disciplinas estudadas durantes o curso de pedagogia. De modo que, evidências quanto aos benefícios da utilização correta desses recursos podem proporcionar desenvolvimento de habilidades, em específico as físicas e motoras articuladas com a evolução cognitiva de cada criança. Mas, ressalta-se que para a eficácia dessas ferramentas, elas devem ser intermediadas com muita responsabilidade estando sustentadas por objetivos que devem ser antecipadamente planejados pelo docente. Haja vista que atualmente, é inevitável que estas tecnologias se façam ausentes do processo formativo das crianças, pois, elas já fazem parte de uma necessidade ao novo ritmo e estilo de vida de uma época globalizada e digital.
Abstract: This article presents a discursive and conceptual approach to Digital Information and Communication Technologies (TIDCs), as an alternative didactic tool and resource for teaching and literacy of children from early childhood education onwards. The objective for the production of the text was to present the importance of these technologies in the teaching and learning process in early childhood education. We emphasize that the results obtained are the result of a review technique of bibliographic material, whose procedures were given by the selection of digital texts, e-books from keywords inserted in searches being: TDICs and ICTs in education, Digital Technologies in teaching, Technologies in early childhood education. And printed books of subjects studied during the pedagogy course. So, evidence about the benefits of the correct use of these resources can provide skills development, specifically physical and motor skills articulated with the cognitive evolution of each child. However, it should be notedthat for the effectiveness of these tools, tem must be media-te with gera responsibility, being supported by objectives that must be planned in advance by the teacher. Given that currently, it is inevitable that these technologies are absent from the training process of children, as they are already part of a need for the new rhythm and lifestyle of a globalized and digital age.
Palavras-chave: Educação Infantil
TDICs
Tecnologias no ensino e aprendizagem
Child education
Technologies in teaching and learning
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2921
Data do documento: 28-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Ana Paulo Rego.pdfTCC PEDAGOGIA628,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.