Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2921
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: AS TDICs COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Rego, Ana Paula dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Martins, Pollyany Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Coelho, Fares Frades
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Rennio Cesar de Souza
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo traz uma abordagem discursiva e conceitual de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), enquanto uma ferramenta e recurso didático alternativo para o ensino e alfabetização de crianças a partir da educação infantil. Teve-se como objetivo para a produção do texto, apresentar a importância destas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Destacamos, que os resultados obtidos são resultantes de técnica de revisão de material bibliográfico, cujo procedimentos se deram pela seleção de textos digitais, e-books a partir de palavras chaves inseridas em buscas sendo: TDICs e TICs na educação, Tecnologias Digitais no ensino, Tecnologias na educação infantil. E livros impressos de disciplinas estudadas durantes o curso de pedagogia. De modo que, evidências quanto aos benefícios da utilização correta desses recursos podem proporcionar desenvolvimento de habilidades, em específico as físicas e motoras articuladas com a evolução cognitiva de cada criança. Mas, ressalta-se que para a eficácia dessas ferramentas, elas devem ser intermediadas com muita responsabilidade estando sustentadas por objetivos que devem ser antecipadamente planejados pelo docente. Haja vista que atualmente, é inevitável que estas tecnologias se façam ausentes do processo formativo das crianças, pois, elas já fazem parte de uma necessidade ao novo ritmo e estilo de vida de uma época globalizada e digital.
Abstract: This article presents a discursive and conceptual approach to Digital Information and Communication Technologies (TIDCs), as an alternative didactic tool and resource for teaching and literacy of children from early childhood education onwards. The objective for the production of the text was to present the importance of these technologies in the teaching and learning process in early childhood education. We emphasize that the results obtained are the result of a review technique of bibliographic material, whose procedures were given by the selection of digital texts, e-books from keywords inserted in searches being: TDICs and ICTs in education, Digital Technologies in teaching, Technologies in early childhood education. And printed books of subjects studied during the pedagogy course. So, evidence about the benefits of the correct use of these resources can provide skills development, specifically physical and motor skills articulated with the cognitive evolution of each child. However, it should be notedthat for the effectiveness of these tools, tem must be media-te with gera responsibility, being supported by objectives that must be planned in advance by the teacher. Given that currently, it is inevitable that these technologies are absent from the training process of children, as they are already part of a need for the new rhythm and lifestyle of a globalized and digital age.
Keywords: Educação Infantil
TDICs
Tecnologias no ensino e aprendizagem
Child education
Technologies in teaching and learning
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2921
Issue Date: 28-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_Ana Paulo Rego.pdfTCC PEDAGOGIA628,7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.