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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: PERCEPÇÕES DE AGENTES EDUCATIVOS INTERNOS E EXTERNOS ACERCA DE VALORES, SOLIDARIEDADE E PRÁTICAS DE CIDADANIA: POSSÍVEIS REPERCUSSÕES NA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS
metadata.dc.creator: Melo, Paulo Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Cunha, André Luiz Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Cunha, André Luiz Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Xavier, Priscila Branquinho
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Simonia Peres da
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo analisa as percepções de diferentes agentes internos e externos à educação escolar, acerca de práticas de cidadania, valores morais e solidariedade, buscando ainda, identificar possíveis alinhamentos, ou distanciamentos, entre as percepções dos diferentes agentes e as orientações neoliberais para a educação brasileira. A partir da análise, busca-se identificar possíveis repercussões no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Inicialmente, analisa-se o conceito de cidadania que, historicamente construído e disputado pelas formas sociopolíticas de identificação e organização humana, no contexto neoliberal, é regulado pelo mercado. Em seguida, identifica-se o papel da solidariedade no processo de construção da personalidade moral, como pressuposto para a busca pelo bem-comum e para a superação das desigualdades e diferenças, contrário ao paradigma neoliberal da individualidade como forma única de exercer de fato a liberdade. Por fim, busca-se identificar as percepções dos agentes internos e externos à escola a cerca da formação moral e da cidadania, no contexto escolar
Abstract: This article analyzes the perceptions of different agents, internal and external to school education, about citizenship practices, moral values ​​and solidarity, also seeking to identify possible alignments, or distances, between the perceptions of different agents and neoliberal guidelines for education. Brazilian. Based on the analysis, we seek to identify possible repercussions on the students' development and learning process. Initially, the concept of citizenship is analyzed, which, historically constructed and disputed by sociopolitical forms of human identification and organization, in the neoliberal context, is regulated by the market. Next, the role of solidarity in the process of building moral personality is identified, as a presupposition for the search for the common good and for overcoming inequalities and differences, contrary to the neoliberal paradigm of individuality as a unique way of actually exercising freedom. Finally, we seek to identify the perceptions of internal and external agents to the school about moral formation and citizenship, in the school context
Keywords: Finalidades educativas
Políticas educacionais
Cidadania
Solidariedade
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2920
Issue Date: 22-Sep-2022
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