Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2920
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PERCEPÇÕES DE AGENTES EDUCATIVOS INTERNOS E EXTERNOS ACERCA DE VALORES, SOLIDARIEDADE E PRÁTICAS DE CIDADANIA: POSSÍVEIS REPERCUSSÕES NA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS
Autor(es): Melo, Paulo Silva
Primeiro Orientador: Cunha, André Luiz Araújo
Primeiro Membro da Banca: Cunha, André Luiz Araújo
Segundo Membro da Banca: Xavier, Priscila Branquinho
Terceiro Membro da Banca: Silva, Simonia Peres da
Resumo: O presente artigo analisa as percepções de diferentes agentes internos e externos à educação escolar, acerca de práticas de cidadania, valores morais e solidariedade, buscando ainda, identificar possíveis alinhamentos, ou distanciamentos, entre as percepções dos diferentes agentes e as orientações neoliberais para a educação brasileira. A partir da análise, busca-se identificar possíveis repercussões no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Inicialmente, analisa-se o conceito de cidadania que, historicamente construído e disputado pelas formas sociopolíticas de identificação e organização humana, no contexto neoliberal, é regulado pelo mercado. Em seguida, identifica-se o papel da solidariedade no processo de construção da personalidade moral, como pressuposto para a busca pelo bem-comum e para a superação das desigualdades e diferenças, contrário ao paradigma neoliberal da individualidade como forma única de exercer de fato a liberdade. Por fim, busca-se identificar as percepções dos agentes internos e externos à escola a cerca da formação moral e da cidadania, no contexto escolar
Abstract: This article analyzes the perceptions of different agents, internal and external to school education, about citizenship practices, moral values ​​and solidarity, also seeking to identify possible alignments, or distances, between the perceptions of different agents and neoliberal guidelines for education. Brazilian. Based on the analysis, we seek to identify possible repercussions on the students' development and learning process. Initially, the concept of citizenship is analyzed, which, historically constructed and disputed by sociopolitical forms of human identification and organization, in the neoliberal context, is regulated by the market. Next, the role of solidarity in the process of building moral personality is identified, as a presupposition for the search for the common good and for overcoming inequalities and differences, contrary to the neoliberal paradigm of individuality as a unique way of actually exercising freedom. Finally, we seek to identify the perceptions of internal and external agents to the school about moral formation and citizenship, in the school context
Palavras-chave: Finalidades educativas
Políticas educacionais
Cidadania
Solidariedade
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2920
Data do documento: 22-Set-2022
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Paulo Melo_Versão Final.pdf316,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATA DE DEFESA (Paulo Melo).pdf3,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Ciência e Autorização_TCC_Paulo Melo.pdf71,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.