Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2920
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cunha, André Luiz Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2042697909795467pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, André Luiz Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2042697909795467pt_BR
dc.contributor.referee2Xavier, Priscila Branquinho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7580686553219283pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Simonia Peres da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0010695627511847pt_BR
dc.creatorMelo, Paulo Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1649514797204157pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-04T22:17:22Z-
dc.date.available2023-01-01-
dc.date.available2022-11-04T22:17:22Z-
dc.date.issued2022-09-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2920-
dc.description.abstractThis article analyzes the perceptions of different agents, internal and external to school education, about citizenship practices, moral values ​​and solidarity, also seeking to identify possible alignments, or distances, between the perceptions of different agents and neoliberal guidelines for education. Brazilian. Based on the analysis, we seek to identify possible repercussions on the students' development and learning process. Initially, the concept of citizenship is analyzed, which, historically constructed and disputed by sociopolitical forms of human identification and organization, in the neoliberal context, is regulated by the market. Next, the role of solidarity in the process of building moral personality is identified, as a presupposition for the search for the common good and for overcoming inequalities and differences, contrary to the neoliberal paradigm of individuality as a unique way of actually exercising freedom. Finally, we seek to identify the perceptions of internal and external agents to the school about moral formation and citizenship, in the school contextpt_BR
dc.description.resumoO presente artigo analisa as percepções de diferentes agentes internos e externos à educação escolar, acerca de práticas de cidadania, valores morais e solidariedade, buscando ainda, identificar possíveis alinhamentos, ou distanciamentos, entre as percepções dos diferentes agentes e as orientações neoliberais para a educação brasileira. A partir da análise, busca-se identificar possíveis repercussões no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Inicialmente, analisa-se o conceito de cidadania que, historicamente construído e disputado pelas formas sociopolíticas de identificação e organização humana, no contexto neoliberal, é regulado pelo mercado. Em seguida, identifica-se o papel da solidariedade no processo de construção da personalidade moral, como pressuposto para a busca pelo bem-comum e para a superação das desigualdades e diferenças, contrário ao paradigma neoliberal da individualidade como forma única de exercer de fato a liberdade. Por fim, busca-se identificar as percepções dos agentes internos e externos à escola a cerca da formação moral e da cidadania, no contexto escolarpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Paulo Silva Melo (paulo.melo@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-23T15:08:35Z No. of bitstreams: 2 TCC - Paulo Melo_Versão Final.pdf: 323843 bytes, checksum: 7b5fc3932b7e3d24636c0f874d2a6933 (MD5) ATA DE DEFESA (Paulo Melo).pdf: 3216137 bytes, checksum: a7052527c994a575ee2c708c2ccdef2d (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado Paulo Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: - Falta o TCAE  ----> O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O TCAE deverá constar, obrigatoriamente, dentro dos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório, por ventura o Termo não esteja inserido, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. o TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização" O TCAE, também, deverá conter assinatura do autor e do orientador do trabalho, com todas as informações corretamente preenchidas e escaneado; O(s) autor(es) devem atentar-se aos casos em que a banca de avaliação alterou o título final do trabalho; O Termo deverá ser inserido logo após a folha de rosto, para efeitos de identificação; O(s) autor(es) deve(m) revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação.   Assim que os dados forem corrigidos, submeta o trabalho novamente na plataforma. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Para informe, o TCAE pode ser encontrado no seguinte link:  termo_de_autorizacao.pdf (ifgoiano.edu.br) on 2022-10-24T12:40:11Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Paulo Silva Melo (paulo.melo@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-04T01:06:52Z No. of bitstreams: 3 TCC - Paulo Melo_Versão Final.pdf: 323843 bytes, checksum: 7b5fc3932b7e3d24636c0f874d2a6933 (MD5) ATA DE DEFESA (Paulo Melo).pdf: 3216137 bytes, checksum: a7052527c994a575ee2c708c2ccdef2d (MD5) Termo de Ciência e Autorização_TCC_Paulo Melo.pdf: 72921 bytes, checksum: a01b2c1b5beab8b63ba577648de8df96 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-04T22:16:54Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC - Paulo Melo_Versão Final.pdf: 323843 bytes, checksum: 7b5fc3932b7e3d24636c0f874d2a6933 (MD5) ATA DE DEFESA (Paulo Melo).pdf: 3216137 bytes, checksum: a7052527c994a575ee2c708c2ccdef2d (MD5) Termo de Ciência e Autorização_TCC_Paulo Melo.pdf: 72921 bytes, checksum: a01b2c1b5beab8b63ba577648de8df96 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-04T22:17:22Z (GMT). No. of bitstreams: 3 TCC - Paulo Melo_Versão Final.pdf: 323843 bytes, checksum: 7b5fc3932b7e3d24636c0f874d2a6933 (MD5) ATA DE DEFESA (Paulo Melo).pdf: 3216137 bytes, checksum: a7052527c994a575ee2c708c2ccdef2d (MD5) Termo de Ciência e Autorização_TCC_Paulo Melo.pdf: 72921 bytes, checksum: a01b2c1b5beab8b63ba577648de8df96 (MD5) Previous issue date: 2022-09-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesBANCO MUNDIAL. Um ajuste justo: Análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil. Banco Mundial. 2017. BANCO MUNDIAL. Retomando o caminho para a inclusão, o crescimento e a sustentabilidade. Relatório nº 101431-BR, Brasil, Diagnóstico sistemático de pais, maio, 2016. BARBOSA, F. M. Cerradania: alumeia e óia pros encantamentos dos cerratenses. Brasilia, 180 p., 2017. BAUMAN, Z. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual; tradução Plínio Dentzien. 1º Ed., Rio de Janeiro: Zahar, 2022. ________. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Tradução Carlos Alberto Medeiros, 1º Edição, Rio de Janeiro: Zahar, 2008. BODENHEIMER, E. Teoría del derecho. Fondo de Cultura Económica, 2012. BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão aprovada. 2017. ________. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. CUNHA, J. R. F., SCARPI, V. Os direitos econômicos, sociais e culturais: a questão da sua exigibilidade. Direito, Estado e Sociedade, n. 31, p. 69-85, jul/dez, 2005. D’AUREA-TARDELI, D. Adolescência, personalidade e projeto de vida solidário. In: Y de La Taille & M. S. de S Menin (Eds). Crise de valores ou valores em crise. p. 70-88, Porto Alegre: Artmed, 2009. DALLARI, D. A. Ser Cidadão. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, 1 (2), p. 61-64, Set. 1984. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/ln/a/sR7vnFr5NCszBPdYwk8BZnm/?format=pdf&lang=pt > Acesso: 10 de março de 2022. DEMO, P. Cidadania tutelada e cidadania assistida. Campinas, SP: Autores associados, 1995. _______. Impasse Neoliberal. O público e o privado, v. 3, nº 6, julho/dezembro, p. 73-107, 2005. GORCZEVSKI, C.; MARTIN, N. B. A necessária revisão do conceito de cidadania: movimentos sociais e novos protagonistas na esfera pública democrática. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2011. __________. Cidadania, democracia e participação política: os desafios do século XXI. Ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2018. Disponível em: < https://repositorio.unisc.br/jspui/bitstream/11624/2735/1/Cidadania%2c%20democracia%20e%20participa%c3%a7%c3%a3o%20pol%c3%adtica.pdf > . Acesso em: 10/03/22. KUHN, T.S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1998. HEATER, D. Ciudadanía: uma breve historia. Madrid: Alianza Editorial, 2007. LIBÂNEO, J. C. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa. v. 46, n. 159. p. 38-62, jan/mar. 2016. __________. A desfiguração da escola e a imaginação da escola socialmente justa. (De)formação na escola: desvios e desafios. Orgs. MENDONÇA, S. G. L. [et. al]. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020. LIMONGI, F., OLIVEIRA, J. S., SCHMITT, S. T. Sufrágio universal, mas...só para homens. O voto feminino no Brasil. Revista de Sociologia e Política. v. 27, n.70, e003, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsocp/a/FYkrhym6TpRzRf78q7F7Mmq/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 07/03/22. MARMOL, R. R. A retomada da (subversiva) solidariedade como alternativa ao neoliberalismo: soluções na sociedade do risco. São Paulo: Editora Dialética, Ebook; EPUB, 2021. OLIVEIRA, A. G. B., ALESSI, N. P. Cidadania: instrumento e finalidades do processo de trabalho na reforma psiquiátrica. Ciência & Saúde Coletiva, 10 (1): 191-203, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/t3tdQn5xYx7S44QsbSMmwcP/?format=pdf&lang=pt . Acessado em: 15/03/22. PALMA FILHO, J. C. Cidadania e educação. Cadernos de Pesquisa, n. 104. p. 101-121, 1998. PORTELA, J. L. Relação: educação, trabalho e cidadania. In: ANPEd - 23Ş Reunião Anual - Educação não é privilégio (Centenário de Anísio Teixeira). Programas e resumos. 24 a 28 de setembro. Caxambu, MG, 2000. SILVA NETO, S. A. O que é paradigma? Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, Vol. 45, p. 345-354, out, 2011. SOARES, F. P. A influência do Banco Mundial e da OCDE na educação básica no Brasil e no ensino de geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 24, e.16, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/41843/pdf . Acessado em: 13/03/22. SOUZA, P. T. As concepções de finalidades educativas escolares que fundamentam o projeto pedagógico e disciplinar no colégio da polícia militar. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Inhumas, Inhumas, 2012. SZYMANSKY, Heloisa. Relação Família Escola: desafios e perspectivas, 2ᵃ edição Brasília: Plano, 2010. TISATTO, C. A., BENTO, J. S. Cidadania e Neoliberalismo: o capital importa nas políticas públicas de educação? Textura – Revista de Educação e Letras, v. 23, n. 53, 2021. VASCONCELOS, T. A importância da Educação na construção da cidadania. Saber (e) Educar, n. 12, Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal, 2017.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFinalidades educativaspt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectSolidariedadept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISpt_BR
dc.titlePERCEPÇÕES DE AGENTES EDUCATIVOS INTERNOS E EXTERNOS ACERCA DE VALORES, SOLIDARIEDADE E PRÁTICAS DE CIDADANIA: POSSÍVEIS REPERCUSSÕES NA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE ALUNOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Paulo Melo_Versão Final.pdf316,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATA DE DEFESA (Paulo Melo).pdf3,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Ciência e Autorização_TCC_Paulo Melo.pdf71,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.