Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2919
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: COMO ACONTECEM ESSES PROCESSOS
metadata.dc.creator: Rodrigues, Lorrayne
metadata.dc.contributor.advisor1: Bandeira, Dina Carla da Costa
metadata.dc.description.resumo: O tema abordado neste estudo foi a alfabetização e o letramento dentro da educação infantil, apontando como acontecem esses processos. Essas duas palavras possuem significados diferentes, pois alfabetizar significa saber ler e escrever, ao passo que letrar refere-se ao fato de saber ler e escrever a ao mesmo tempo compreender e entender o que está sendo feito. O objetivo maior que direcionou este estudo foi o de analisar qual tem sido o papel destinado à Educação Infantil no que toca o processo de alfabetização e letramento, e, para alcançar esse objetivo a metodologia desenvolvida foi a revisão bibliográfica em artigos, teses e livros que abordavam o tema, selecionados na plataforma Oasisbr, respeitando o recorte temporal de 2015 a 2022. O estudo permitiu analisar que os processos de alfabetização e letramento, possuem distinções, entretanto, são processos indissociáveis, que necessitam ser interligada com os tempos, os espaços e as condições socioculturais, buscando dar sentido à alfabetização e ao ato de ler e escrever.
Abstract: The topic addressed in this study was literacy and literacy within early childhood education, pointing out how these processes happen. These two words have different meanings, because literacy means knowing how to read and write, while lettering refers to knowing how to read and write and at the same time understand and understand what is being done. The main objective that guided this study was to analyze what role has been assigned to Early Childhood Education regarding the literacy and literacy process, and, to achieve this objective, the methodology developed was the bibliographic review of articles, theses and books that addressed the theme, selected on the Oasisbr platform, respecting the time frame from 2015 to 2022. The study allowed us to analyze that literacy and literacy processes have distinctions, however, they are inseparable processes, which need to be interconnected with times, spaces and conditions sociocultural, seeking to give meaning to literacy and the act of reading and writing. Keywords: Literacy; literacy; Child education
Keywords: Palavras-chave: Alfabetização; Educação Infantil; Letramento.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2919
Issue Date: 31-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ilovepdf_merged.pdfTermo de ciência de Autorização, Ata de aprovação e Artigo Científico1,59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.