Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2919
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: COMO ACONTECEM ESSES PROCESSOS
Autor(es): Rodrigues, Lorrayne
Primeiro Orientador: Bandeira, Dina Carla da Costa
Resumo: O tema abordado neste estudo foi a alfabetização e o letramento dentro da educação infantil, apontando como acontecem esses processos. Essas duas palavras possuem significados diferentes, pois alfabetizar significa saber ler e escrever, ao passo que letrar refere-se ao fato de saber ler e escrever a ao mesmo tempo compreender e entender o que está sendo feito. O objetivo maior que direcionou este estudo foi o de analisar qual tem sido o papel destinado à Educação Infantil no que toca o processo de alfabetização e letramento, e, para alcançar esse objetivo a metodologia desenvolvida foi a revisão bibliográfica em artigos, teses e livros que abordavam o tema, selecionados na plataforma Oasisbr, respeitando o recorte temporal de 2015 a 2022. O estudo permitiu analisar que os processos de alfabetização e letramento, possuem distinções, entretanto, são processos indissociáveis, que necessitam ser interligada com os tempos, os espaços e as condições socioculturais, buscando dar sentido à alfabetização e ao ato de ler e escrever.
Abstract: The topic addressed in this study was literacy and literacy within early childhood education, pointing out how these processes happen. These two words have different meanings, because literacy means knowing how to read and write, while lettering refers to knowing how to read and write and at the same time understand and understand what is being done. The main objective that guided this study was to analyze what role has been assigned to Early Childhood Education regarding the literacy and literacy process, and, to achieve this objective, the methodology developed was the bibliographic review of articles, theses and books that addressed the theme, selected on the Oasisbr platform, respecting the time frame from 2015 to 2022. The study allowed us to analyze that literacy and literacy processes have distinctions, however, they are inseparable processes, which need to be interconnected with times, spaces and conditions sociocultural, seeking to give meaning to literacy and the act of reading and writing. Keywords: Literacy; literacy; Child education
Palavras-chave: Palavras-chave: Alfabetização; Educação Infantil; Letramento.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2919
Data do documento: 31-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ilovepdf_merged.pdfTermo de ciência de Autorização, Ata de aprovação e Artigo Científico1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.