Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2919
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Bandeira, Dina Carla da Costa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0397545997189633 | pt_BR |
dc.creator | Rodrigues, Lorrayne | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/7798160672081572 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-04T00:49:39Z | - |
dc.date.available | 2022-11-03 | - |
dc.date.available | 2022-11-04T00:49:39Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2919 | - |
dc.description.abstract | The topic addressed in this study was literacy and literacy within early childhood education, pointing out how these processes happen. These two words have different meanings, because literacy means knowing how to read and write, while lettering refers to knowing how to read and write and at the same time understand and understand what is being done. The main objective that guided this study was to analyze what role has been assigned to Early Childhood Education regarding the literacy and literacy process, and, to achieve this objective, the methodology developed was the bibliographic review of articles, theses and books that addressed the theme, selected on the Oasisbr platform, respecting the time frame from 2015 to 2022. The study allowed us to analyze that literacy and literacy processes have distinctions, however, they are inseparable processes, which need to be interconnected with times, spaces and conditions sociocultural, seeking to give meaning to literacy and the act of reading and writing. Keywords: Literacy; literacy; Child education | pt_BR |
dc.description.resumo | O tema abordado neste estudo foi a alfabetização e o letramento dentro da educação infantil, apontando como acontecem esses processos. Essas duas palavras possuem significados diferentes, pois alfabetizar significa saber ler e escrever, ao passo que letrar refere-se ao fato de saber ler e escrever a ao mesmo tempo compreender e entender o que está sendo feito. O objetivo maior que direcionou este estudo foi o de analisar qual tem sido o papel destinado à Educação Infantil no que toca o processo de alfabetização e letramento, e, para alcançar esse objetivo a metodologia desenvolvida foi a revisão bibliográfica em artigos, teses e livros que abordavam o tema, selecionados na plataforma Oasisbr, respeitando o recorte temporal de 2015 a 2022. O estudo permitiu analisar que os processos de alfabetização e letramento, possuem distinções, entretanto, são processos indissociáveis, que necessitam ser interligada com os tempos, os espaços e as condições socioculturais, buscando dar sentido à alfabetização e ao ato de ler e escrever. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Lorrayne Rodrigues (lorrayne.rodrigues@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-03T20:01:00Z No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged.pdf: 1633054 bytes, checksum: fef515859d907dba91a63776aae343d8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-04T00:47:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged.pdf: 1633054 bytes, checksum: fef515859d907dba91a63776aae343d8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-04T00:49:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged.pdf: 1633054 bytes, checksum: fef515859d907dba91a63776aae343d8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-04T00:49:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged.pdf: 1633054 bytes, checksum: fef515859d907dba91a63776aae343d8 (MD5) Previous issue date: 2022-10-31 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Iporá | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Palavras-chave: Alfabetização; Educação Infantil; Letramento. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: COMO ACONTECEM ESSES PROCESSOS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ilovepdf_merged.pdf | Termo de ciência de Autorização, Ata de aprovação e Artigo Científico | 1,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.