Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2915
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: TICS NO ENSINO: UM RECURSO ALTERNATIVO NA POTENCIALIZAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SÉRIES INICIAIS
metadata.dc.creator: Bezerra, Viviane Sales
metadata.dc.contributor.advisor1: Martins, Pollyany Pereira
metadata.dc.description.resumo: O presente texto tem como objetivo analisar como as tecnologias de informação e comunicação são inseridas nas series iniciais especificamente com as turmas do terceiro ano do ensino fundamental, pois essa série tem como ponto de consolidar os conhecimentos associados à escrita, a leitura, o ensino da matemática e demais conhecimentos da matriz curricular. O trabalho desenvolveu-se por meio da pesquisa bibliográfica, tendo algumas referências como: Sancho (2001), Kenski (2007), Polato (2009) etc. A partir das informações coletadas e conceitos analisados, foi possível constatar que existe um recurso para todos os componentes curriculares. Assim como, dificuldades enfrentadas pelos docentes e educandos no uso das TICs; e, por último, que por meio do uso das TICs, ocorre potencial melhora não só na aprendizagem dos educandos diante do alcance compreensivo do conteúdo específico, mas uma estreita relação professor-aluno: aprendendo não só pela técnica, mas fazendo da tecnologia uma aliada do processo de aprender com significação.
Abstract: The present text aims to analyze how information and communication technologies are inserted in the initial series specifically with the classes of the third year of elementary school, as this series aims to consolidate the knowledge associated with writing, reading, teaching mathematics and other knowledge of the curriculum. The work was developed through bibliographic research, having some references such as: Sancho (2001), Kenski (2007), Polato (2009) etc. From the information collected and concepts analyzed, it was possible to verify that there is a resource for all curricular components. As well as difficulties faced by teachers and students in the use of ICTs; and, finally, that through the use of ICTs, there is a potential improvement not only in the students' learning in view of the comprehensive reach of the specific content, but a close teacher-student relationship: learning not only through technique, but making technology a ally of the process of learning with meaning.
Keywords: TICs
Ensino
Recursos pedagógicos
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2915
Issue Date: 19-Oct-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documentos - Viviane .pdf1,03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.