Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2914
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | PARTICIPAÇÃO DO SEGMENTO DE PAIS E ESTUDANTES NO CONSELHO DELIBERATIVO DO CONSELHO ESCOLAR |
metadata.dc.creator: | Pereira, Sandra Helena Gomes |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Olímpia Vaz dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Martins, Lucimar dos Reis Duarte |
metadata.dc.contributor.referee2: | Bueno, Kênia Cristina Bueno |
metadata.dc.description.resumo: | Os Conselhos Escolares (CE) são colegiados de natureza deliberativa, presentes na estrutura organizacional das unidades escolares, com objetivos voltados à análise do desempenho dos estudantes e da própria escola, com vistas à proposição de ações e intervenções para a melhoria processo de ensino e aprendizagem. Tem por objetivo analisar os processos democráticos do segmento de pais e estudantes no Conselho Deliberativo do Conselho Escolar. A pesquisa utilizada será bibliográfica é habilidade fundamental nos cursos de graduação, uma vez que constitui o primeiro passo para todas as atividades acadêmicas, visto que não iremos realizar experimentos ou aplicação de questionário e assim iremos fazer um panorama sobre o que já foi escrito acerca do assunto escolhido. Como abordagem a pesquisa qualitativa, pois esta expõe a análise de conceitos e ideias. A natureza do trabalho foi utilizada a básica, pois compreende que ela se refere ao estudo destinado a aumentar nossa base de conhecimento científico. Os procedimentos utilizados foram análise e observação de documentos legais normas técnicas ou regulamentos, ou da verificação de recursos como livros, relatórios, revistas, sites e também uma pesquisa e revisão bibliográfica de autores que tratam sobre políticas públicas e as contribuições dela para a educação. Destarte que o Conselho Escolar é uma esfera formativa e reafirma- se o papel da escola na formação do cidadão. Com isso é possível avistar, que a escola tem um papel de uma instituição com a função de formar pessoas para intercederem na sociedade, com objetivo de ofertar acesso aos conhecimentos científicos reunidos pela humanidade, e assim podendo ajudar para a constituição de um sujeito social e participativo. |
Abstract: | The School Councils (CE) are collegiate bodies of a deliberative nature, present in the organizational structure of school units, with objectives aimed at analyzing the performance of students and the school itself, with a view to proposing actions and interventions to improve the teaching and learning process. It aims to analyze the democratic processes of the segment of parents and students in the Deliberative Council of the School Council. The research used will be bibliographic and it is a fundamental skill in undergraduate courses, since it constitutes the first step for all academic activities, since we will not carry out experiments or apply a questionnaire and thus we will make an overview of what has already been written about the chosen subject. As an approach to qualitative research, as it exposes the analysis of concepts and ideas. The nature of the work was used as basic, as it understands that it refers to the study aimed at increasing our base of scientific knowledge. The procedures used were analysis and observation of legal documents, technical standards or regulations, or the verification of resources such as books, reports, magazines, websites and also a research and bibliographic review of authors who deal with public policies and their contributions to education. Thus, the School Council is a formative sphere and the role of the school in the formation of citizens is reaffirmed. With this, it is possible to see that the school has the role of an institution |
Keywords: | Conselho Escolar. Conselho Deliberativo Legislações Programa Nacional Pais e Estudantes |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Iporá |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2914 |
Issue Date: | 1-Nov-2022 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
documento para publicação sandra.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.