Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2914
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Olímpia Vaz dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9625281797706474pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Lucimar dos Reis Duarte-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5304771526927482pt_BR
dc.contributor.referee2Bueno, Kênia Cristina Bueno-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2332700119181200pt_BR
dc.creatorPereira, Sandra Helena Gomes-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4841148441708288pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-01T16:39:02Z-
dc.date.available2022-11-01-
dc.date.available2022-11-01T16:39:02Z-
dc.date.issued2022-11-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2914-
dc.description.abstractThe School Councils (CE) are collegiate bodies of a deliberative nature, present in the organizational structure of school units, with objectives aimed at analyzing the performance of students and the school itself, with a view to proposing actions and interventions to improve the teaching and learning process. It aims to analyze the democratic processes of the segment of parents and students in the Deliberative Council of the School Council. The research used will be bibliographic and it is a fundamental skill in undergraduate courses, since it constitutes the first step for all academic activities, since we will not carry out experiments or apply a questionnaire and thus we will make an overview of what has already been written about the chosen subject. As an approach to qualitative research, as it exposes the analysis of concepts and ideas. The nature of the work was used as basic, as it understands that it refers to the study aimed at increasing our base of scientific knowledge. The procedures used were analysis and observation of legal documents, technical standards or regulations, or the verification of resources such as books, reports, magazines, websites and also a research and bibliographic review of authors who deal with public policies and their contributions to education. Thus, the School Council is a formative sphere and the role of the school in the formation of citizens is reaffirmed. With this, it is possible to see that the school has the role of an institutionpt_BR
dc.description.resumoOs Conselhos Escolares (CE) são colegiados de natureza deliberativa, presentes na estrutura organizacional das unidades escolares, com objetivos voltados à análise do desempenho dos estudantes e da própria escola, com vistas à proposição de ações e intervenções para a melhoria processo de ensino e aprendizagem. Tem por objetivo analisar os processos democráticos do segmento de pais e estudantes no Conselho Deliberativo do Conselho Escolar. A pesquisa utilizada será bibliográfica é habilidade fundamental nos cursos de graduação, uma vez que constitui o primeiro passo para todas as atividades acadêmicas, visto que não iremos realizar experimentos ou aplicação de questionário e assim iremos fazer um panorama sobre o que já foi escrito acerca do assunto escolhido. Como abordagem a pesquisa qualitativa, pois esta expõe a análise de conceitos e ideias. A natureza do trabalho foi utilizada a básica, pois compreende que ela se refere ao estudo destinado a aumentar nossa base de conhecimento científico. Os procedimentos utilizados foram análise e observação de documentos legais normas técnicas ou regulamentos, ou da verificação de recursos como livros, relatórios, revistas, sites e também uma pesquisa e revisão bibliográfica de autores que tratam sobre políticas públicas e as contribuições dela para a educação. Destarte que o Conselho Escolar é uma esfera formativa e reafirma- se o papel da escola na formação do cidadão. Com isso é possível avistar, que a escola tem um papel de uma instituição com a função de formar pessoas para intercederem na sociedade, com objetivo de ofertar acesso aos conhecimentos científicos reunidos pela humanidade, e assim podendo ajudar para a constituição de um sujeito social e participativo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sandra Helena Gomes Pereira (sandra.helena@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-01T16:23:02Z No. of bitstreams: 1 documento para publicação sandra.pdf: 1157007 bytes, checksum: 2a1fc44bc320a3526c511009a0b7bad8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-01T16:36:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 documento para publicação sandra.pdf: 1157007 bytes, checksum: 2a1fc44bc320a3526c511009a0b7bad8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-01T16:37:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 documento para publicação sandra.pdf: 1157007 bytes, checksum: 2a1fc44bc320a3526c511009a0b7bad8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-01T16:39:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 documento para publicação sandra.pdf: 1157007 bytes, checksum: 2a1fc44bc320a3526c511009a0b7bad8 (MD5) Previous issue date: 2022-11-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConselho Escolar.pt_BR
dc.subjectConselho Deliberativopt_BR
dc.subjectLegislaçõespt_BR
dc.subjectPrograma Nacionalpt_BR
dc.subjectPais e Estudantespt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePARTICIPAÇÃO DO SEGMENTO DE PAIS E ESTUDANTES NO CONSELHO DELIBERATIVO DO CONSELHO ESCOLARpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
documento para publicação sandra.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.