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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
metadata.dc.creator: Silva, Cíntia Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Paula, Marcos Vinicius Guimarães de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho discorre a respeito de uma proposta de ensino e aprendizagem na disciplina de Matemática, por meio da linguagem de programação Scratch, para que a criança aprenda a usufruir melhor das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), portanto o presente trabalho apresenta os conceitos de TDICs e Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), jogos digitais, cibercultura e faz uma reflexão sobre o uso dos jogos digitais como uma ferramenta de apoio para o ensino e aprendizagem da criança, principalmente na disciplina de Matemática no ensino fundamental I. Assim, o presente trabalho tem como problema: quais sãos as possíveis contribuições da linguagem de programação Scratch no processo de ensino e aprendizagem da criança na disciplina de Matemática? Para auxiliar na análise destas contribuições, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Por meio deste trabalho, busca-se demonstrar que há finalidade pedagógica para os jogos digitais e que eles muito podem contribuir para uma aprendizagem significativa para a criança.
Abstract: This paper discusses a proposal for teaching and learning in the discipline of Mathematics, through the Scratch programming language, so that the child learns to make better use of Digital Information and Communication Technologies (DICTs), so the present paper presents the concepts of TDICs and Information and Communication Technologies (ICTs), digital games, cyberculture and reflects on the use of digital games as a support tool for the teaching and learning of children, especially in the discipline of Mathematics in elementary school I. Thus, the presente paper has as a problem: what are the possible contributions of the Scratch programming language in the teaching and learning process of the child in the Mathematics subject? To assist in the analysis of these contributions, the methodology used was bibliographic research. Through this paper, we seek to demonstrate that there is a pedagogical purpose for digital games and that they can greatly contribute to a meaningful learning for the child.
Keywords: Tecnologias digitais de informação e comunicação
Cibercultura
Jogos digitais
Scratch
Matemática
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Hidrolândia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2913
Issue Date: 24-Sep-2022
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

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