Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2913
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paula, Marcos Vinicius Guimarães de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3312559284732501pt_BR
dc.creatorSilva, Cíntia Rodrigues-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3207013840685865pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-01T14:42:37Z-
dc.date.available2022-11-01T14:42:37Z-
dc.date.issued2022-09-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2913-
dc.description.abstractThis paper discusses a proposal for teaching and learning in the discipline of Mathematics, through the Scratch programming language, so that the child learns to make better use of Digital Information and Communication Technologies (DICTs), so the present paper presents the concepts of TDICs and Information and Communication Technologies (ICTs), digital games, cyberculture and reflects on the use of digital games as a support tool for the teaching and learning of children, especially in the discipline of Mathematics in elementary school I. Thus, the presente paper has as a problem: what are the possible contributions of the Scratch programming language in the teaching and learning process of the child in the Mathematics subject? To assist in the analysis of these contributions, the methodology used was bibliographic research. Through this paper, we seek to demonstrate that there is a pedagogical purpose for digital games and that they can greatly contribute to a meaningful learning for the child.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho discorre a respeito de uma proposta de ensino e aprendizagem na disciplina de Matemática, por meio da linguagem de programação Scratch, para que a criança aprenda a usufruir melhor das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), portanto o presente trabalho apresenta os conceitos de TDICs e Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), jogos digitais, cibercultura e faz uma reflexão sobre o uso dos jogos digitais como uma ferramenta de apoio para o ensino e aprendizagem da criança, principalmente na disciplina de Matemática no ensino fundamental I. Assim, o presente trabalho tem como problema: quais sãos as possíveis contribuições da linguagem de programação Scratch no processo de ensino e aprendizagem da criança na disciplina de Matemática? Para auxiliar na análise destas contribuições, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Por meio deste trabalho, busca-se demonstrar que há finalidade pedagógica para os jogos digitais e que eles muito podem contribuir para uma aprendizagem significativa para a criança.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cintia Rodrigues Silva (cintia.rodrigues@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-12T00:48:52Z No. of bitstreams: 1 artigo_Cíntia Silva.pdf: 395260 bytes, checksum: 5a499839f0a96df0320ff69a3023340c (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado(a) CINTIA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-10-12T16:35:26Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Cintia Rodrigues Silva (cintia.rodrigues@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-01T13:13:37Z No. of bitstreams: 1 artigo_Cíntia Silva - ata de defesa - autorização.pdf: 1683412 bytes, checksum: 2e5e948f84f1c492a0a6363f6a10d2ae (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-01T14:34:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 artigo_Cíntia Silva - ata de defesa - autorização.pdf: 1683412 bytes, checksum: 2e5e948f84f1c492a0a6363f6a10d2ae (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-01T14:36:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 artigo_Cíntia Silva - ata de defesa - autorização.pdf: 1683412 bytes, checksum: 2e5e948f84f1c492a0a6363f6a10d2ae (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-01T14:42:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 artigo_Cíntia Silva - ata de defesa - autorização.pdf: 1683412 bytes, checksum: 2e5e948f84f1c492a0a6363f6a10d2ae (MD5) Previous issue date: 2022-09-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectScratchpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo- Cíntia Silva.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.