Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2912
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PRÁTICAS DE SEMINÁRIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO
Autor(es): Silva, Flavia Muniz
Primeiro Orientador: Martins, Pollyany Pereira
Resumo: Este artigo traz uma abordagem sobre a promoção de seminários como uma técnica metodológica a ser mais utilizada no processo de ensino. Assim procurando compreender as condições e práticas de aplicabilidade dos seminários nas séries iniciais, respectivamente, para o quarto e quinto ano do ensino fundamental; pois, trata-se de uma metodologia ativa que promove interações, independência e encaixa o aluno no centro dos debates com a correta mediação de um docente. Teve-se como objetivo analisar as condições e práticas de aplicabilidade do seminário nas series iniciais do ensino fundamental enquanto metodologia ativa que potencializa as interações, a autonomia do educando. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica, onde selecionou-se textos em periódicos e capítulos de livros que retratasse técnicas de ensino, procedimentos de ensino, metodologias no ensino e promoção de seminários. Com o desenvolvimento da pesquisa, o texto surge como uma condição de apresentar resultados e entendimentos conceituais que se remetem ao ensino e a necessária relação com algumas técnicas de metodologia ativa (MA). Entendendo ser este recurso metodológico importante para aprimorar o uso da linguagem e a curiosidade ao buscar por conhecimento a ser compartilhado entre os pares, proporcionando aos educandos aprendizagem significativa do conteúdo tratado. Dessa maneira, utilizar as novas propostas educacionais que contemplem atividades de Ensino e Aprendizagem poderão amenizar dificuldades que devem ser já trabalhadas no ensino fundamental.
Abstract: This article presents an approach on the promotion of seminars as a methodological technique to be more used in the teaching process. Thus, trying to understand the conditions and practices of applicability of seminars in the initial series, respectively, for the fourth and fifth year of elementary school; therefore, it is an active methodology that promotes interactions, independence and places the student at the center of debates with the correct mediation of a teacher. The objective was to analyze the conditions and practices of applicability of the seminar in the initial series of elementary school as an active methodology that enhances interactions, the autonomy of the student. The methodological procedure adopted was the bibliographic research, where texts in periodicals and book chapters that portrayed teaching techniques, teaching procedures, teaching methodologies and seminar promotion were selected. With the development of the research, the text appears as a condition to present results and conceptual understandings that refer to teaching and the necessary relationship with some techniques of active methodology (AM). Understanding that this methodological resource is important to improve the use of language and curiosity when looking for knowledge to be shared among peers, providing students with a significant learning of the content covered. In this way, using the new educational proposals that include teaching and learning activities can alleviate difficulties that must already be addressed in elementary school.
Palavras-chave: Técnica de ensino
Seminário
Metodologia Ativa
Pensamento Crítico
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2912
Data do documento: 19-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Flávia Muniz da Silva.pdf543,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.