Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2912
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martins, Pollyany Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2125010229831882pt_BR
dc.creatorSilva, Flavia Muniz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8751627689958199pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-01T14:12:44Z-
dc.date.available2022-10-31-
dc.date.available2022-11-01T14:12:44Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2912-
dc.description.abstractThis article presents an approach on the promotion of seminars as a methodological technique to be more used in the teaching process. Thus, trying to understand the conditions and practices of applicability of seminars in the initial series, respectively, for the fourth and fifth year of elementary school; therefore, it is an active methodology that promotes interactions, independence and places the student at the center of debates with the correct mediation of a teacher. The objective was to analyze the conditions and practices of applicability of the seminar in the initial series of elementary school as an active methodology that enhances interactions, the autonomy of the student. The methodological procedure adopted was the bibliographic research, where texts in periodicals and book chapters that portrayed teaching techniques, teaching procedures, teaching methodologies and seminar promotion were selected. With the development of the research, the text appears as a condition to present results and conceptual understandings that refer to teaching and the necessary relationship with some techniques of active methodology (AM). Understanding that this methodological resource is important to improve the use of language and curiosity when looking for knowledge to be shared among peers, providing students with a significant learning of the content covered. In this way, using the new educational proposals that include teaching and learning activities can alleviate difficulties that must already be addressed in elementary school.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo traz uma abordagem sobre a promoção de seminários como uma técnica metodológica a ser mais utilizada no processo de ensino. Assim procurando compreender as condições e práticas de aplicabilidade dos seminários nas séries iniciais, respectivamente, para o quarto e quinto ano do ensino fundamental; pois, trata-se de uma metodologia ativa que promove interações, independência e encaixa o aluno no centro dos debates com a correta mediação de um docente. Teve-se como objetivo analisar as condições e práticas de aplicabilidade do seminário nas series iniciais do ensino fundamental enquanto metodologia ativa que potencializa as interações, a autonomia do educando. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica, onde selecionou-se textos em periódicos e capítulos de livros que retratasse técnicas de ensino, procedimentos de ensino, metodologias no ensino e promoção de seminários. Com o desenvolvimento da pesquisa, o texto surge como uma condição de apresentar resultados e entendimentos conceituais que se remetem ao ensino e a necessária relação com algumas técnicas de metodologia ativa (MA). Entendendo ser este recurso metodológico importante para aprimorar o uso da linguagem e a curiosidade ao buscar por conhecimento a ser compartilhado entre os pares, proporcionando aos educandos aprendizagem significativa do conteúdo tratado. Dessa maneira, utilizar as novas propostas educacionais que contemplem atividades de Ensino e Aprendizagem poderão amenizar dificuldades que devem ser já trabalhadas no ensino fundamental.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávia Muniz da Silva (flavia.muniz@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-01T12:09:55Z No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged (3).pdf: 556302 bytes, checksum: ce0b2a741e8d33f63a557d465ff86a3e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-01T13:34:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged (3).pdf: 556302 bytes, checksum: ce0b2a741e8d33f63a557d465ff86a3e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-01T13:51:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged (3).pdf: 556302 bytes, checksum: ce0b2a741e8d33f63a557d465ff86a3e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-01T14:12:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ilovepdf_merged (3).pdf: 556302 bytes, checksum: ce0b2a741e8d33f63a557d465ff86a3e (MD5) Previous issue date: 2022-10-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTécnica de ensinopt_BR
dc.subjectSemináriopt_BR
dc.subjectMetodologia Ativapt_BR
dc.subjectPensamento Críticopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titlePRÁTICAS DE SEMINÁRIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Flávia Muniz da Silva.pdf543,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.