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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: CONSEQUÊNCIAS NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS PEQUENAS DEVIDO AO DESLOCAMENTO DA ZONA RURAL PARA A ZONA URBANA
Autor(es): Rodrigues, Sarah Almeida
Primeiro Orientador: Cardoso, Josiane Moreira
Primeiro Membro da Banca: Moreira Cardoso, Josiane
Segundo Membro da Banca: Gomes Cardoso, Vania
Terceiro Membro da Banca: Ferreira de Lima, Ana Paula
Resumo: O presente trabalho é um levantamento bibliográfico, cujo objetivo foi verificar as consequências na aprendizagem de crianças pequenas da Educação Infantil (4 anos – 5 anos e 11 meses) devido ao deslocamento escolar diário que os mesmos enfrentam ao saírem da zona rural para estudar nas escolas da zona urbana. Tendo em vista que, em algumas comunidades rurais não há escolas, e a única forma de acesso à educação é percorrer longos trajetos em transportes escolares rurais. Contudo, essas crianças e adolescentes enfrentam condições adversas como ter que sair muito cedo de suas residências para conseguir chegar a tempo na escola, permanecer várias horas dentro do veículo, serem transportadas por veículos sucateados, passar por estradas cheias de buracos e atoleiros, e outros, que atrapalham seu rendimento escolar, saúde física e mental, convívio familiar, lazer, direito de brincar, etc. Em relação ao rendimento escolar, percebe-se que esses fatores influenciam diretamente devido ao cansaço físico e mental, já que eles podem desencadear problemas como baixa frequência escolar, falta de pontualidade, reprovação, indisposição por passar horas dentro de um veículo desconfortável, indisponibilidade de estudarem em casa, e até mesmo evasão. Para minimizar esses problemas é fundamental a oferta de todas as séries da Educação Básica nas comunidades rurais, a manutenção regular das estradas vicinais e dos meios de transporte, etc., para que a aprendizagem ocorra com maior eficácia. Dentre os autores utilizados no trabalho, destaca-se Paulo Freire (1982), Gadotti (1996), Geipot (1995), Martins (2010), Santos (2021) e Silva (2011).
Abstract: The present work is a bibliographic survey, whose objective was to verify the consequences on the learning of Elementary School students, due to the daily school displacement that they face when they leave the rural area to study in schools in the urban area. Considering that, in some rural communities, only Childhood Education offered, and the only way to access education is to travel long distances in rural school transport. However, these children and adolescents face adverse conditions such as having to leave their homes very early to get to school on time, stay in the vehicle for several hours, be transported by scrapped vehicles, pass through roads full of potholes and quagmires, and others, which hinder their school performance, physical and mental health, family life, leisure, right to play, etc. Regarding school performance, it is clear that these factors directly influence due to physical and metal fatigue, as they can trigger problems such as low school attendance, lack of punctuality, failure, unwillingness to spend hours in an uncomfortable vehicle, unavailability of study at home, and even evasion. In oder to minimize these problems, it is essential to offer all grades of Basic Education in rural communities, the regular maintenance of side roads and means of transport etc., so that learning takes place more effectively. Among the authors used in the work Paulo Freire (1982), Gadotti (1996), Geipot(1995), Martins (2010), Santos (2021) and Silva (2011).
Palavras-chave: Aprendizagem. Educação Infantil. Transporte Escolar. Zona Rural. Zona Urbana
Learning. Child education. School bus. Countryside. Urban area.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PSICOLOGIA DA EDUCACAO:EDUCACAO INFANTIL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2907
Data do documento: 22-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

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