Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2907
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cardoso, Josiane Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5102187652909256pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira Cardoso, Josiane-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5102187652909256pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes Cardoso, Vania-
dc.contributor.referee3Ferreira de Lima, Ana Paula-
dc.creatorRodrigues, Sarah Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7968354545055983pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-31T17:31:45Z-
dc.date.available2022-10-31-
dc.date.available2022-10-31T17:31:45Z-
dc.date.issued2022-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2907-
dc.description.abstractThe present work is a bibliographic survey, whose objective was to verify the consequences on the learning of Elementary School students, due to the daily school displacement that they face when they leave the rural area to study in schools in the urban area. Considering that, in some rural communities, only Childhood Education offered, and the only way to access education is to travel long distances in rural school transport. However, these children and adolescents face adverse conditions such as having to leave their homes very early to get to school on time, stay in the vehicle for several hours, be transported by scrapped vehicles, pass through roads full of potholes and quagmires, and others, which hinder their school performance, physical and mental health, family life, leisure, right to play, etc. Regarding school performance, it is clear that these factors directly influence due to physical and metal fatigue, as they can trigger problems such as low school attendance, lack of punctuality, failure, unwillingness to spend hours in an uncomfortable vehicle, unavailability of study at home, and even evasion. In oder to minimize these problems, it is essential to offer all grades of Basic Education in rural communities, the regular maintenance of side roads and means of transport etc., so that learning takes place more effectively. Among the authors used in the work Paulo Freire (1982), Gadotti (1996), Geipot(1995), Martins (2010), Santos (2021) and Silva (2011).pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é um levantamento bibliográfico, cujo objetivo foi verificar as consequências na aprendizagem de crianças pequenas da Educação Infantil (4 anos – 5 anos e 11 meses) devido ao deslocamento escolar diário que os mesmos enfrentam ao saírem da zona rural para estudar nas escolas da zona urbana. Tendo em vista que, em algumas comunidades rurais não há escolas, e a única forma de acesso à educação é percorrer longos trajetos em transportes escolares rurais. Contudo, essas crianças e adolescentes enfrentam condições adversas como ter que sair muito cedo de suas residências para conseguir chegar a tempo na escola, permanecer várias horas dentro do veículo, serem transportadas por veículos sucateados, passar por estradas cheias de buracos e atoleiros, e outros, que atrapalham seu rendimento escolar, saúde física e mental, convívio familiar, lazer, direito de brincar, etc. Em relação ao rendimento escolar, percebe-se que esses fatores influenciam diretamente devido ao cansaço físico e mental, já que eles podem desencadear problemas como baixa frequência escolar, falta de pontualidade, reprovação, indisposição por passar horas dentro de um veículo desconfortável, indisponibilidade de estudarem em casa, e até mesmo evasão. Para minimizar esses problemas é fundamental a oferta de todas as séries da Educação Básica nas comunidades rurais, a manutenção regular das estradas vicinais e dos meios de transporte, etc., para que a aprendizagem ocorra com maior eficácia. Dentre os autores utilizados no trabalho, destaca-se Paulo Freire (1982), Gadotti (1996), Geipot (1995), Martins (2010), Santos (2021) e Silva (2011).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sarah Almeida Rodrigues (sarah.almeida@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-31T17:19:10Z No. of bitstreams: 4 SARAH ALMEIDA RODRIGUES - Ata de defesa de trabalho de curso.pdf: 218808 bytes, checksum: 73aca677ae0e581f0eb576ac8dedbab7 (MD5) Termo de autorização.pdf: 227319 bytes, checksum: a661fb4e33f65bcebbaf1e01cabe5c82 (MD5) Termo de Responsabilidade.pdf: 187898 bytes, checksum: b120dfe8532b93fb84fd423d462e7748 (MD5) Artigo_ Sarah Almeida.pdf: 495893 bytes, checksum: 84b497dd3ed11bddd9cfefb6b8b3dcff (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-31T17:31:31Z (GMT) No. of bitstreams: 4 SARAH ALMEIDA RODRIGUES - Ata de defesa de trabalho de curso.pdf: 218808 bytes, checksum: 73aca677ae0e581f0eb576ac8dedbab7 (MD5) Termo de autorização.pdf: 227319 bytes, checksum: a661fb4e33f65bcebbaf1e01cabe5c82 (MD5) Termo de Responsabilidade.pdf: 187898 bytes, checksum: b120dfe8532b93fb84fd423d462e7748 (MD5) Artigo_ Sarah Almeida.pdf: 495893 bytes, checksum: 84b497dd3ed11bddd9cfefb6b8b3dcff (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-31T17:31:38Z (GMT) No. of bitstreams: 4 SARAH ALMEIDA RODRIGUES - Ata de defesa de trabalho de curso.pdf: 218808 bytes, checksum: 73aca677ae0e581f0eb576ac8dedbab7 (MD5) Termo de autorização.pdf: 227319 bytes, checksum: a661fb4e33f65bcebbaf1e01cabe5c82 (MD5) Termo de Responsabilidade.pdf: 187898 bytes, checksum: b120dfe8532b93fb84fd423d462e7748 (MD5) Artigo_ Sarah Almeida.pdf: 495893 bytes, checksum: 84b497dd3ed11bddd9cfefb6b8b3dcff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-31T17:31:45Z (GMT). No. of bitstreams: 4 SARAH ALMEIDA RODRIGUES - Ata de defesa de trabalho de curso.pdf: 218808 bytes, checksum: 73aca677ae0e581f0eb576ac8dedbab7 (MD5) Termo de autorização.pdf: 227319 bytes, checksum: a661fb4e33f65bcebbaf1e01cabe5c82 (MD5) Termo de Responsabilidade.pdf: 187898 bytes, checksum: b120dfe8532b93fb84fd423d462e7748 (MD5) Artigo_ Sarah Almeida.pdf: 495893 bytes, checksum: 84b497dd3ed11bddd9cfefb6b8b3dcff (MD5) Previous issue date: 2022-10-22en
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem. Educação Infantil. Transporte Escolar. Zona Rural. Zona Urbanapt_BR
dc.subjectLearning. Child education. School bus. Countryside. Urban area.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PSICOLOGIA DA EDUCACAO:EDUCACAO INFANTILpt_BR
dc.titleCONSEQUÊNCIAS NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS PEQUENAS DEVIDO AO DESLOCAMENTO DA ZONA RURAL PARA A ZONA URBANApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SARAH ALMEIDA RODRIGUES - Ata de defesa de trabalho de curso.pdf213,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de autorização.pdf221,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Responsabilidade.pdf183,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Artigo_ Sarah Almeida.pdf484,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.